Caderno 01Notícias

JAPARAÍBA AGORA JÁ TEM “OLHO VIVO”

A Prefeitura de Japaraíba inaugurou nesta terça-feira, dia 28 de Junho, o Projeto “Olho Vivo”, que consiste na utilização de câmeras de monitoramento eletrônico para fazer a vigilância da cidade. Segundo a Assessoria de Comunicação, foram instalados inicialmente treze câmeras, sete das quais em prédios públicos do centro (Prefeitura, policlínica, escolas municipais). As demais foram colocadas na comunidade do Capoeirão e nos bairros André, Chiquinha, São José e na entrada da cidade. A responsável pelo serviço é a Netway, de Arcos e, segundo a assessoria, trata-se de um projeto pioneiro da empresa. A central de monitoramento custou aos cofres públicos cerca de R$ 12 mil e a manutenção do serviço custará em torno de R$ 3 mil por mês.

“Com a implantação desse projeto, a Netway planeja expandir o serviço a outros municípios da região”, informa o gerente administrativo, Ilan Gontijo Falcão. A empresa atua há mais de dez anos na área de telecomunicações e oferece soluções também para empresas. “Japaraíba está caminhando para se tornar uma cidade digital”, afirma Edson Pires, gerente de engenharia da empresa. “Hoje todos os departamentos do poder público estão interligados, com acesso unificado de internet e videomonitoramento, e já disponibiliza wifi público gratuitamente para a população nas praças municipais, e já está em estudo a implantação do sistema de telefonia integrado”.

Estiveram presentes ao lançamento do serviço o prefeito Roberto Emilio e o Capitão Simões, Comandante da 107ª Companhia da Polícia Militar (PM), que disse que o projeto é de extrema importância e irá contribuir com o trabalho das Polícias Militar e Civil, que atuam na cidade.  “Sem dúvida, as câmeras de vídeo monitoramento já são por si só um instrumento inibidor das ações dos infratores, ou seja, se há um indivíduo pensando em cometer algum delito na cidade, ele irá pensar e até desistir por saber que a cidade é monitorada. Além disso, o trabalho de investigação da Polícia ganha uma importante ferramenta de combate à criminalidade”, afirmou.

O Prefeito Roberto Emílio disse que a implantação do projeto foi uma luta. “Há muito tempo eu tento implantar esse projeto em Japaraíba com o intuito de manter nossa cidade tranquila como ela é até hoje. Mas o projeto para ser desenvolvido junto ao Estado era inviável, por ser muito caro ao município. Então buscamos soluções. Não desistimos desse nosso ideal até que conseguimos viabilizar o projeto para Japaraíba, todo realizado com recurso próprio” disse. Roberto ainda falou sobre o número de efeito da PM na cidade. “Muitos me cobram mais efetivos da PM para o município. Já fomos diversas vezes ao Estado, fomos no 7º Batalhão da PM em Bom Despacho, mas a resposta que temos é sempre a mesma. Hoje, o Estado não tem policiais disponíveis para enviar para Japaraíba, pois há outras cidades com problemas muito maiores, com índices de criminalidade e violência muito elevados e que, portanto, precisam de mais policiais. E mesmo para essas cidades que precisam eles não têm para enviar. Assim, o Projeto Olho Vivo será de grande importância para Japaraíba”, concluiu.

A banda do Sétimo Batalhão abrilhantou a inauguração com apresentação de números musicais.

Japaraíba Conectada

Wifi

Outro programa que chamou a atenção da comunidade, o “Japaraíba Conectada”, também foi inaugurado na terça. A Prefeitura disponibiliza internet gratuita através de wi-fi instalado nas praças da Matriz, André e Chiquinha e Capoeirão. O serviço também é de responsabilidade da Netway.

Para acessar, basta identificar o link “Público” da rede wifi do seu aparelho. Conforme exige a legislação, no primeiro acesso é necessário preencher um pequeno cadastro de identificação.

1053-Netway Telecomunicações

Post Anterior

Ladrão assalta mulher e rouba terço, bíblia e sombrinha da vítima

Próximo Post

Acidente mata jovem de 24 anos

Junior Nogueira

Junior Nogueira