CulturalEducação

Professor lagopratense brinca com músicas para ensinar português

O professor de Literatura, Fabrício Gontijo, deu início a um projeto online direcionado à educação, onde posta videoaulas, dicas e clipes musicais com o intuito de promover o aprendizado para os usuários, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado pela internet.

“O projeto de oferecer aulas pela internet surgiu através de uma primeira ideia que era de gravar, e disponibilizar em um blog, as paródias que eu criava para facilitar a aprendizagem dos meus alunos em sala de aula”, conta o professor.

As paródias são composições relacionadas ao conteúdo de cada matéria, utilizando o ritmo e a melodia de uma música popular ou um hit de sucesso facilitando ao aluno a memorização de tópicos importantes do assunto tratado.

“Como já era um hábito cantá-las em sala de aula e um retorno muito positivo por parte dos alunos, quis levar esta ideia para a internet”, discorre Fabrício. “Alguns alunos dizem que no momento das provas, recordam-se facilmente das músicas-paródias.  Depois, pensei em não só lançar as paródias, mas também em gravar dicas rápidas e videoaulas completas sobre conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira”, continua.

Assim com aprimoramento da ideia surgiu o “LINGUAGENS COM FABRÍCIO” que possui um canal na plataforma de vídeo Youtube, Fanpage na rede social Facebook, na rede social Instagram e um site com todos os vídeos organizados por assunto.

O intuito do projeto é levar, aos alunos, aulas em um formato diferente em que as disciplinas são ensinadas de forma dinâmica, lúdica, diversificada e divertida.

“Além de professor, sou músico e produtor musical e isto favorece muito na criação e composição das paródias e também contribui na sala de aula e nos vídeos, já que produzo todas as músicas-paródias no estúdio”, complementa.

O acesso aos vídeos pode ser feito através dos seguintes links:

Facebook.com/linguagenscomfabricio

Youtube.com/ linguagenscomfabricio

Instagram.com/ linguagenscomfabricio

www.linguagenscomfabricio.com.br

 

Sobre Fabrício Gontijo:

 

Fabrício Gontijo é professor de Literatura, Língua Portuguesa e História da Arte. Licenciado pela UIT – Universidade de Itaúna em Minas Gerais, Especialista em Literatura pela FIJ – Faculdades Integradas de Jacarepaguá no Rio de Janeiro e Especialista em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura pela UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais e pela Escola de artes GUIGNARD. Foi professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual por 7 anos. Atualmente é professor de Literatura e Artes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio no IMAM – Instituto Maria Augusta Machado/Rede Bernoulli e professor de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa nos cursos preparatórios para vestibulares e ENEM em Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Formiga.   Além da formação acadêmica, Fabrício Gontijo é produtor musical, multi-instrumentista e proprietário, juntamente com seu irmão, do estúdio USINA DA MÚSICA audio-video studio.

Post Anterior

Secretário de Lagoa da Prata eleito presidente de órgão regional de saúde

Próximo Post

Deputado promete ajudar na recuperação do museu

Junior Nogueira

Junior Nogueira