Saúde e belezaUtilidade pública

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Japaraíba oferece serviços a associados e a comunidade

O sindicato foi fundado em 15 de janeiro de 1976, com pouco mais de duzentos associados.

A primeira reunião para formação da instituição ocorreu na igreja matriz, sob a coordenação do saudoso José de Oliveira, presidente da Fetaemg (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais), com a participação do então prefeito Vicente José Lopes, entre outras lideranças.

“A fundadora do sindicato foi a dona Ilza do Sandoval, juntamente com a minha cunhada Cleuza”, lembra o atual presidente Sebastião José Lopes. “Elas saíram de casa em casa motivando as pessoas, com a ajuda do presidente do sindicato de Arcos, Roque”, conta ele.

O primeiro presidente eleito foi José Lopes de Carvalho, que permaneceu por um período de seis meses, tendo renunciado e em seguida assumiu o então tesoureiro Sebastião José Lopes, na época trabalhador rural na lavoura.

Sebastião conta que a falta de um local para guardar a documentação e atender os associados representou uma dificuldade enorme, tendo que utilizar sua própria residência para isso.

“A dificuldade maior na época que (o sindicato) foi fundado era ter um lugar para montar o escritório. No começo fazia os atendimentos na minha própria casa, na janela de um cômodo que dava pra rua. Depois o prefeito (então Vicente Lopes) cedeu um cômodo na prefeitura, por um período de mais ou menos dois anos. Com o crescimento do sindicato, tivemos condições de alugar um local do padre Josino e ficamos lá até 1982, pagando meio salário de aluguel”, explica Tião.

Em 82 finalmente foi construída a sede própria, com ajuda do então deputado José Ulisses de Oliveira e o prefeito da época, Zico Teles, que doou o terreno.

“Eu fui pra Assembleia Legislativa e através do Zé Ulisses nós conseguimos a verba pra construir a sede e desde então não pagamos mais aluguel”, conta Tião.

Também passaram pela direção do sindicato:

– José Alves Pereira

– José Luiz de Souza

Crescimento do sindicato

Hoje o sindicato conta com cerca de trezentos associados ativos, mas já filiou mais de mil e trezentas pessoas ao longo de sua história.

“O sindicato representa a classe e através de muita luta de todos os presidentes que passaram por aqui e toda diretoria, não medindo esforços, lutando pelo bem estar de seus associados, conseguimos várias conquistas, procurando sempre melhorar o atendimento e com muita honra a gente está liderando essa instituição durante todo tempo”, enfatiza Sebastião.

Exames laboratoriais

Atendimento odontológico

Atendimentos realizados para a comunidade:

Hoje, além de atender os associados, o Sindicato também presta relevantes serviços para a comunidade, tais como:

– Emissão de carteira de trabalho

– Agendamentos da previdência social (auxílio doença, consulta de solicitação de benefícios, aposentadoria por tempo de contribuição, contagem de tempo, etc.)

– Emissão do cartão de produtor rural

– Atualização do ITR e do INCRA, sendo gratuito para os associados.

– Fornecimento da DAP (Declaração de Aptidão do Pronaf) de forma gratuita para todos

Atendimentos exclusivos para associados:

– Atendimento odontológico (exceto procedimentos estéticos)

– Montagem do processo de aposentadoria rural

– Parceria com o Laboratório Laborclin com oferta de desconto de 20% para os associados com atendimento em Japaraíba nas sextas-feiras

“Mantemos um acordo coletivo de trabalho dos nossos representados com a Biosev, abrangendo todos os trabalhadores da área rural de Japaraíba. A partir dele é negociado o valor de salário, benefícios trabalhistas e os reajustes anuais (dabatase 1º de março)”, finaliza o presidente.

O Sindicato também conta com Assessoria Jurídica na parte trabalhista, através dos drs. Alone Alves e Renata Alves.

 

Atual diretoria:

Presidente: Sebastião José Lopes

Secretário: Roberto Teixeira da Silva

Tesoureiro: José Fabiano Filho

Equipe de trabalho:

Secretária geral: Ana Maria de Sousa Ribeiro

Odontólogas: Laureana Isabel Rodrigues e Simone Aparecida Rabelo Dias Teixeira

Técnica em Saúde Bucal: Veridiana Aparecida Lopes Teixeira

Auxiliar de serviços gerais: Maria Ângela Lopes

Post Anterior

CAMPANHA EM LAGOA DA PRATA FAZ ALERTA PARA INCÊNDIOS CRIMINOSOS DURANTE ÉPOCA DE TEMPO SECO

Próximo Post

Professor luta para evitar fechamento de escola federal em LP

Junior Nogueira

Junior Nogueira