CulturalNotíciasPolíticaTurismo e Negócios

Vereadores discutem a volta do carnaval para a Praça de Eventos

Olair de Castro, o Preto, autor do requerimento.

O vereador Olair de Castro – Preto, apresentou um requerimento direcionado à Secretaria de Cultura e Turismo, sugerindo a volta das festividades de carnaval para a Praça de Eventos em Lagoa da Prata, com marchinhas tradicionais. Segundo ele, o pedido vem de vários cidadãos que gostariam de ter de volta o carnaval no local, em detrimento do carnaval que chamou de “particular” onde, de acordo com o vereador, quem não tem dinheiro não participa.

Vereador Elias Isaías, acha que o custo da festa deve ser revertido em outras ações culturais

O vereador Elias Isaías contradisse o colega, dizendo que além do alto custo de realização da festa há o problema do vandalismo originado com o carnaval à noite. “Poderia pulverizar esse dinheiro em várias atividades culturais em vez de direcionar para um só público”, defendeu o vereador. Sobre a segurança do tráfego na rodovia para chegar ao Parque de Exposições, Elias sugeriu pavimentar a via secundária que já existe no município.

Moreira defende a participação das entidades beneficentes na festa

O vereador Adriano Moreira disse que desde os sete ano participa do carnaval. “Bebi muito , dancei, bom demais o carnaval no modelo antigo”, disse. Ele reconhece que a festa onera o poder público e traz insegurança pra cidade. “Os tempos estão mudando e a gente tem que inovar em cima disso aí, não é só falar sou contra ou sou a favor”. Moreira sugeriu envolver as entidades na promoção do carnaval como forma de ajudar financeiramente o terceiro setor.

Nunes diz que as ocorrências acontecem do lado de fora do circuito do carnaval

O presidente Cabo Nunes disse que o requerimento é importante, manifestando-se favorável. “Eu sou de acordo que volte o carnaval para o período noturno sim, é claro que tem que ter restrições”. De acordo com Nunes as ocorrências eram registradas no entorno do circuito do carnaval, na área externa.

Cida Marcelino propõe uma audiência pública para debater o assunto

A vereadora Cida Marcelino também se mostrou favorável ao requerimento e criticou o custo das barracas dos comerciantes que se instalaram no parque de exposições para trabalhar. “Eu sou favorável que tenha um carnaval sadio, com respeito, onde todos possam ir e aproveitar com segurança”. Cida disse que há necessidade de regulamentar a decisão e sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir o tema.

Josiane fala que deve haver aumento da segurança para voltar a festa à praça

Josiane Almeida disse que apoia o requerimento do colega mas acha que “infelizmente a onda de violência torna um pouco difícil voltar como antigamente”. Segundo ela, a violência está inviabilizando a realização da festa, mas gostaria que o carnaval pudesse voltar com as marchinhas. “Ia ter que contratar muita segurança e muita polícia na região da praça de eventos”, disse, lembrando que houve um homicídio na região da praia este ano.

Joanes revela sua preocupação com o uso da MG 170 que dá acesso ao parque nos dias da festa

O vereador Joanes Bosco emendou dizendo que a atitude do vereador é louvável. “Há muita preocupação dos pais, o povo gosta do carnaval”. Para Joanes, a segurança depende de organização. Comentou sobre o acesso à rodovia para chegar ao parque de exposições.  Defendeu que as entidades sejam envolvidas e que o preço cobrado dos barraqueiros seja simbólico.

Quelli cobra estrutura e organização para que o carnaval possa voltar à praça de eventos

A vereadora Quelli Couto também é favorável à volta do evento na praça. “Quando a gente fala do evento no parque de exposição é um evento particular onde as pessoas pagam para ver os shows e o carnaval deve ser totalmente gratuito para todos”. Frisou que a festa, bem organizada e bem estruturada, permite minimizar os problemas, inclusive a segurança.

O requerimento foi aprovado por seis votos a dois. Votaram contra Elias e Lalinho.

 

Post Anterior

Vereadores aprovam projeto que proíbe venda de bebidas em posto de gasolina

Próximo Post

Dois assaltos a mão armada com disparo de arma de fogo nesta terça em LP

Junior Nogueira

Junior Nogueira