Trabalho artesanal feito com o formão pelas mãos do artista.
Trabalho artesanal feito com o formão pelas mãos do artista.

Entalhe em Madeira – A magnífica arte do artista Sérgio Monteiro de Castro

Por Marina Alves

 

A poesia tem muitas linguagens, está em todas as artes. Em Lagoa da Prata, o artista Sérgio Monteiro de Castro, também faz poesia entalhada em madeira, brindando olhos que apreciam o belo com sua magnífica criação.

[Anúncio]

Evento beneficente - Apoio: Jornal O Papel
Evento beneficente – Apoio: Jornal O Papel

Neste sábado, 21/04, foi ao ar pelo programa da rede Globo “Terra de Minas” uma reportagem mostrando o esplêndido e singular trabalho deste artista que escolheu nossa cidade para viver. E é ali, no universo de seu atelier, que ele apresenta a diversidade de uma arte rara, a partir do entalhe em madeira. Seu trabalho está em muitos estados brasileiros e seu talento já está representado em países como a Turquia, Estados Unidos e Inglaterra.

Em sua entrevista ao “Terra de Minas”, Sérgio fala do estilo de vida pautado na simplicidade, de quem trocou o trabalho de bancário para se dedicar à arte que o realiza e faz feliz. Hoje, ele se diz um observador da natureza, de onde retira a inspiração necessária para transpor em formas o que lhe vai na alma.

Imagem da reportagem veiculada na TV Globo.
Imagem da reportagem veiculada na TV Globo.

Dono de uma sensibilidade própria dos artistas, Sérgio compara sua arte às habilidades do conviver social, o que demonstra o quanto coloca de sua essência criadora nas peças esculpidas pelo formão e pela paciência, num tempo em que, segundo suas palavras, “vivemos tudo muito corrido”. Vale a pena conhecer e refletir sobre a arte de Sérgio Monteiro de Castro, considerando a sabedoria de suas palavras que resume o estilo de vida que esse artista, lagopratense de coração, escolheu: “É isso que preciso, não preciso de muita coisa, não”.

Veja aqui o link para o vídeo:

<Programa Terra de Minas – Reportagem Sérgio de Castro>

Texto: Marina Alves / Fotos: acervo pessoal – Internet

- Anúncio -