Entalhe em Madeira – A magnífica arte do artista Sérgio Monteiro de Castro
Por Marina Alves
A poesia tem muitas linguagens, está em todas as artes. Em Lagoa da Prata, o artista Sérgio Monteiro de Castro, também faz poesia entalhada em madeira, brindando olhos que apreciam o belo com sua magnífica criação.
[Anúncio]
Neste sábado, 21/04, foi ao ar pelo programa da rede Globo “Terra de Minas” uma reportagem mostrando o esplêndido e singular trabalho deste artista que escolheu nossa cidade para viver. E é ali, no universo de seu atelier, que ele apresenta a diversidade de uma arte rara, a partir do entalhe em madeira. Seu trabalho está em muitos estados brasileiros e seu talento já está representado em países como a Turquia, Estados Unidos e Inglaterra.
Em sua entrevista ao “Terra de Minas”, Sérgio fala do estilo de vida pautado na simplicidade, de quem trocou o trabalho de bancário para se dedicar à arte que o realiza e faz feliz. Hoje, ele se diz um observador da natureza, de onde retira a inspiração necessária para transpor em formas o que lhe vai na alma.
Dono de uma sensibilidade própria dos artistas, Sérgio compara sua arte às habilidades do conviver social, o que demonstra o quanto coloca de sua essência criadora nas peças esculpidas pelo formão e pela paciência, num tempo em que, segundo suas palavras, “vivemos tudo muito corrido”. Vale a pena conhecer e refletir sobre a arte de Sérgio Monteiro de Castro, considerando a sabedoria de suas palavras que resume o estilo de vida que esse artista, lagopratense de coração, escolheu: “É isso que preciso, não preciso de muita coisa, não”.
Veja aqui o link para o vídeo:
<Programa Terra de Minas – Reportagem Sérgio de Castro>
Texto: Marina Alves / Fotos: acervo pessoal – Internet