Começam as obras de restauração do painel da Igreja Matriz

    0
    533
    O padre Càssio, o artista Heleno Nunes e Ziza, auxiliar do pintor.

    Hemerson Kenned

    O Pároco da Paróquia São Carlos Borromeu, Padre Cássio Wagner anunciou o início das obras de restauração do painel da Igreja Matriz, um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais da região.

    O painel, que data do ano de 1994, é uma obra do artista plástico Heleno Nunes – o China. Ao longo dos anos, o painel sofreu com o desgaste do tempo, danos causados por infiltrações de água e outros fatores, o que comprometeu sua integridade e beleza.

    Objetivos da Restauração

    A restauração do painel visa:

    – Recuperar a integridade e a autenticidade da obra

    – Preservar a memória histórica e cultural da comunidade

    – Promover a valorização e o conhecimento do patrimônio artístico e religioso da região

    O painel da igreja é considerado pelo próprio artista como uma de suas obras prediletas. “É talvez o quadro que eu mais gosto, eu gosto muito do painel do primeiro Fórum, que foi o primeiro que eu pintei, eu até então nunca havia pintado, mas esse é o que eu mais gosto. Quando eu pintei, foi muito rápido, e nos dois primeiros meses eu fui à igreja de duas a quatro vezes por dia pra ver o painel, tanto que a minha mãe falou – você tá cheio de pecados, tá indo à igreja toda hora, brincou comigo”, revelou China. “Acho que ficou um dos melhores trabalhos meus”.

    A equipe trabalhará com dedicação e cuidado para garantir que a obra seja realizada com a máxima qualidade e respeito ao patrimônio histórico.

    As obras começam na próxima segunda, 24.

    A comunidade é convidada a acompanhar o processo de restauração do painel.