O prefeito de Lagoa da Prata, Paulo Teodoro, revelou ao editor do Jornal O PAPEL, Junior Nogueira, na manhã desta quarta-feira, 04 de maio, que já está firmado um convênio para capacitar a Guarda Civil Municipal no uso de armas de fogo. “Existe agora um convenio celebrado entre a Prefeitura de Lagoa da Prata e o departamento da Polícia Civil, através do dr. Ivan José Lopes, para realização de uma parceria, para que a Guarda Civil Municipal de Lagoa da Prata, possa ir até a Acadepol – Academia de Polícia Civil, onde vão participar de um curso de tiro e manuseio de arma de fogo”, disse Paulinho.
“Isso vem de encontro ao projeto de armar a Guarda Municipal”, continuou. Com a edição da Lei 13022 (Estatuto Geral das Guardas Municipais, de agosto de 2014), os municípios com população acima de 50 mil habitantes passam a poder ter a Guarda armada. “Já foi firmado o convênio, em breve será definido quando os guardas vão para a Academia de Polícia Civil e passando por essa etapa, vamos enviar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, autorizando que a Guarda Municipal possa fazer uso de arma de fogo no seu dia a dia”, explicou o prefeito.

Teodoro anunciou também investimentos em estrutura e efetivo, faltando analisar o impacto que a contratação de novos guardas terá sobre a folha de pagamento da Prefeitura. “Além de tudo isso, está chegando uma viatura nova para reforçar a estrutura da Guarda e em breve, assim que realizarmos um estudo de impacto orçamentário na nossa folha de pagamento, já temos em vista o aumento do efetivo da Guarda, o que deverá ser feito de forma escalonada”, conclui.
Sobre a mobilização da sociedade junto ao governo estadual, para pleitear o aumento do número de policiais militares, o prefeito confirmou que ela acontecerá em breve> “Já estamos também arrumando a agenda do governo estadual, juntamente com o deputado João Magalhães, Adalclever Lopes e o próprio Newton Junior, para irmos com a comitiva de Lagoa da Prata apresentar a nossa demanda e já solicitar o aumento do efetivo da PM”.

Municipalização do trânsito
No dia 03 de abril, terça, o comando da Guarda Civil Municipal de Lagoa da Prata esteve na sede da Guarda Civil de Sete Lagoas e na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito daquela cidade, para conhecer e obter informações para a municipalização do trânsito de Lagoa da Prata.

“A assessora Fátima Tavares, lotada na Guarda Civil, está incumbida de elaborar o plano de municipalização do trânsito, o que acontecerá o mais rápido possível. Os trabalhos já estão adiantados”, finaliza Paulinho.