A cantora Anitta usou as redes sociais nos últimos dias para falar de um problema de saúde: ela tem trombose. No Instagram, Anitta disse que precisou ser hospitalizada para tratar a doença e, nesta sexta-feira (26) fez novos Stories comentando que já havia recebido alta.
Como explica o cirurgião Flávio Duarte, médico chefe de equipe vascular do Hospital Santa Paula, a trombose ocorre pela formação de um coágulo em uma veia. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e provoca inchaço e dor na região. Se não tratado, ele pode se desprender da veia e circular pela corrente sanguínea, chegando a órgãos importantes como cérebro, pulmão e coração, e provocando lesões graves.
Anitta disse que o caso dela foi descoberto logo no começo e que ela está bem. “Descobrindo a doença, tem tratamento e a minha está em fase inicial”, postou a cantora nas redes sociais.
Dieta como aliada contra a trombose
O coágulo venoso pode surgir depois de um trauma ou em função de uma inflamação. E uma dieta desequilibrada, como ressalta a nutricionista Dani Borges, pode agravar processos inflamatórios e até favorecer o aparecimento da trombose.
“Excesso de gordura, principalmente gordura trans, pouca ingestão de fibra, consumo exagerado de álcool, e em alguns casos, o excesso de sal, podem contribuir para o desenvolvimento da trombose, principalmente para aqueles que já possuem problemas na circulação sanguínea.”
Já uma dieta equilibrada pode ajudar a prevenir essa e outras doenças. “Uma alimentação rica em vitaminas, minerais e a ingestão de bastante água, ajudam na integridade dos vasos sanguíneos, e com isso, garante uma melhor circulação sanguínea”, afirma a especialista.
Dani ainda monta uma lista de alimentos que podem atua na prevenção da trombose:
- Frutas cítricas como laranja, limão, morango e tangerina: “São iicos em vitamina C, que fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos”
- Sementes como chia e linhaça: “São ricos em vitamina B, que auxiliam na circulação do sangue”
- Alho: “É Rico em alicina, que ajuda a controlar a pressão arterial”
- Vinho tinto: “A bebida é rica em antioxidante e ajuda na circulação sanguínea”
- Salmão, atum e sardinha: “São peixes ricos em ômega 3 e evitam formação de coágulos”
- Oleaginosas como castanhas do pará, de caju e amêndoas: “Ricas em vitaminas e gorduras boas, elas também auxiliam na circulação do sanguínea”