Pelé
Pelé, o grande craque do futebol mundial.

Esportes

Por Marlon Santos

 

Você sabe qual era o salário do craque Pelé no auge de sua carreira?

Pelé
Pelé, o maior jogador de todos os tempos.

Que Pelé foi o maior jogador de futebol do planeta, ninguém pode negar, afinal os números do ex-jogador mostram que realmente era fenomenal. Mas sempre existia a curiosidades dos fãs de Pelé durante o auge de sua carreira referente ao seu salário como atleta. Os brasileiros sempre questionavam os jornalista sobre o real valor que o craque da equipe do Santos recebia mensalmente, e era algo quase que impossível de ser descoberto em uma época que o jornalismo vivia sobre a ditadura militar. Pelé tinha conquistado a Copa de 1958 com apenas 17 anos, participou da Copa realizada na Suécia, ajudou o Brasil a conquistar o seu primeiro mundial e foi autor de seis gols. O mundo conheceu Pelá na Copa da Suécia, porém os torcedores não poderia imaginar que naquele momento surgia o maior jogador de futebol do mundo e que o tempo iria construir esta história. Em 1961, no auge de sua carreira e se preparando para disputar a Copa do Chile, eis que o mistério é desvendo, e o salário de Pelé vem a tona nas páginas dos jornais. Os brasileiros ficaram perplexo com a remuneração do craque santista, e que era de 2 milhões de cruzeiros, um absurdo para aquela época. O assunto ganhou repercussão internacional e as opiniões se dividiram. Voltando a atual realidade, os especialistas afirmam que o salário de 2 milhões de cruzeiros que Pelé recebia no ano de 1961 é correspondente a 70 mil reais, ou seja, o craque receberia no ano vigente o correspondente a um jogador profissional em início de carreira. Obviamente, que durante os amistosos internacionais, o Santos retribuía o seu craque com quantias avantajadas para que ele (Pelé) estivesse em campo. Mas os números também são interessantes no que se refere a negociação de Pelé para equipe do Cosmos do Estados Unidos, e acreditem ou não, foi de 7 milhões de dólares. Com este relato, o leitor talvez entenda como era o futebol em outros tempos, e como é na atualidade, e com isto poderá chegar a sua simples conclusão.

- Anúncio -

Garrincha

Garrincha
Garrincha, outro talento insuperável

Manuel Francisco do Santos, ou simplesmente Garrincha, era outro jogador que conquistou o mundo com seus dribles desconsertantes. Porém, Garrincha não sabia vender a sua imagem e era avesso a marketing, se tornou um fenômeno dentro das quatro linhas, mas não tinha noção do seu potencial. Ao contrario do amigo Pelé, o “craque das pernas” vivia na boemia e isto satisfazia seu ego. Informações mostraram que garrincha provavelmente recebia 10% do salário de Pelé, ou seja, uma faixa de 200 mil cruzeiros, e que na moeda atual poderíamos imaginar um salário mensal de 7 mil reais. Garrincha foi considerado o jogador mais habilidoso de todos os tempos, pois sua facilidade de driblar e envolver os adversários impressionava a todos. No dia 20 de janeiro de 1983 os fãs lamentavam a morte do lendário jogador Garrincha. Campeão de duas Copas do Mundo, ele morreu no Rio de janeiro, na pobreza, vítima de cirrose hepática.

 

Neymar

Neymar
Neymar, o ídolo do futebol na atualidade

O atual craque da seleção que irá disputar a Copa do Mundo deste ano, que será realizada na Russia, é Neymar, e que tem um dos maiores salários do futebol mundial. Por dia, Neymar consegue embolsar  374 mil reais, e por ano o montante chega a cifras incríveis de 137 milhões de reais. O valor não assusta, pois a imagem de Neymar, pode render um valor maior que o PSG gasta com seu salário.

 

- Anúncio -