O desenvolvimento de equipes produtivas e engajadas é um desafio constante para as lideranças, tanto nas grandes empresas quanto para os pequenos empreendedores.
São diversos os fatores fundamentais a ser considerados na construção dessa tarefa, como a personalidade de cada integrante da equipe, as distintas habilidades, as diferentes gerações, entre outras questões que tornam grande a complexidade para definir uma única solução ou estratégia. Por isso, independentemente das ferramentas e estratégias adotadas, o trabalho precisa ser constante.
Hoje já existe uma energia de autoconhecimento para desenvolver equipes, além de diversas ferramentas disponíveis para a análise do perfil de líderes e liderados.
Mas, as contribuições que a Astrologia pode oferecer nesses casos ainda é pouco difundida e são os benefícios dessa ferramenta milenar que eu quero compartilhar com vocês hoje.
Analisando o mapa astral de cada um dos integrantes de uma equipe, é possível checar:
As habilidades e competências individuais
- Estágio atual de desenvolvimento ou maturidade dessas habilidades;
- Facilidade ou dificuldade para estreitar parcerias e a forma como são estabelecidas;
- Perfil comportamental no ambiente de trabalho;
- Estilo de rotina mais adequada ao perfil da pessoa – propenso a viagens, deslocamentos, local fixo, home office entre outros;
- Necessidades individuais de forma geral como reconhecimento, envolvimento em atividades intelectuais ou de contato social, que quando atendidas ampliam a satisfação e o engajamento do indivíduo.
Além das avaliações individuais, a Astrologia possibilita uma análise da dinâmica desse grupo alinhado às expectativas que se tem para a equipe em questão. Alguns exemplos:
- Avaliar estrategicamente a adequação do perfil individual as diversas atividades da equipe;
- Contribuir para o reconhecimento da contribuição que cada um na equipe com suas habilidades e gerar uma valorização das diferenças; • Intermediar situações especificas de conflito analisando a causa raiz através da técnica de sinastria;
- Gerar uma visão consolidada das competências e habilidades centrais dessa equipe através da “soma dos mapas”, o que chamamos de assinatura astrológica. Por exemplo, para uma equipe que trabalhe com inovação ter uma assinatura astrológica aquariana pode trazer ideias e contribuições disruptivas. Já se a assinatura for virgem, a dinâmica do grupo, mesmo que tenha pessoas inovadoras, pode estar sempre mais focada nos processos e métodos do que em romper com a burocracia.
Esses são alguns dos exemplos do que a ferramenta astrológica pode contribuir para o desenvolvimento de equipes no mundo dos negócios. Estamos em um período em que os desafios são muitos e cada dia mais complexos em que às vezes, como disse Albert Einstein, precisamos buscar soluções diferentes para que possamos ter diferentes resultados.
Texto: Vanessa da Rocha – Astróloga pessoal e empresarial
Instagram: @vanessadarocha.astrologia | @astrologiaparanegocios
LEIA TAMBÉM: