Organização criminosa furtava tratores, gado e aplicava golpes
A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Lagoa da Prata, com apoio da Delegacia Regional de Bom Despacho e do 7° Departamento de Polícia Civil de Divinópolis, deflagrou na manhã desta quarta feira, 21/12/2022, a operação “Novo Oeste”, visando cumprir simultaneamente 16 mandados de busca e apreensão em seis cidades da região centro oeste:
– Lagoa da Prata (8)
– Japaraíba (2)
– Iguatama (1)
– Dores do Indaiá (2)
– Carmo do Cajuru (1)
– Divinópolis (2)
A operação decorre de investigação iniciada há oito meses, levada a efeito pela DPC de Lagoa da Prata, que identificou uma provável organização criminosa voltada para furtos de tratores, furtos de bovinos e estelionatos, com atuação em muitas cidades da região Centro Oeste de Minas e pelo menos um golpe aplicado também no triângulo mineiro.
Por agora, treze pessoas são investigadas, havendo envolvimento de uma “auto-escola” como possível ponto base da quadrilha. Inclusive utilização de veículos dessa empresa.
Ao que tudo indica, a quadrilha fez vítimas nos municípios de:
– Lagoa da Prata
– Japaraíba
– Arcos
– Luz
– Santo Antônio do Monte
– Córrego Danta
– Paineiras
– Iguatama
– Serra da Saudade
– Uberlândia
Para deflagração da operação, foram empenhados 47 policiais civis em 14 viaturas.
O nome da operação – NOVO OESTE – faz alusão à região de atuação da organização criminosa, o oeste de minas, onde os criminosos agem de modo semelhante aquele personagem “fora da lei do velho oeste americano”, fazendo vítimas principalmente no meio rural.
O objetivo da Polícia Civil é apurar a verdade real dos fatos, contribuir para a realização da Justiça e restabelecer a sensação de segurança no meio rural. “Aqui não é terra sem lei, não é o velho oeste. Trabalhamos para que seja um novo oeste de Minas”, declarou o delegado Ivan Lopes.
O balanço da operação será logo mais às 10 horas, na Delegacia de Polícia Civil de Lagoa da Prata, pelo Delegado-Geral Ivan José Lopes.