Por Orvile Jr
Nesses golpes usam cibercriminosos estão usando alta tecnologia, para se passar por centrais telefônicas de bancos, se passando por funcionário de diversos bancos com único objetivo de subtrair seus dados e dinheiro, portanto pedimos atenção em qualquer tipo de ligação de números 0800.
Seguem abaixo algumas das modalidades utilizadas nesses novos modos de operação “modus operandi”:
GOLPE NO TELEFONE FIXO
Os cibercriminosos ligam em um telefone fixo se passando por funcionários do banco, informando as abordagens mencionadas no golpe com falsos funcionários ou informam qualquer outra irregularidade.
Durante a ligação, orientam você a ligar na central de atendimento, mas quando você desliga para fazer outra ligação, os fraudadores permanecem na linha. Após isso, simulam um atendimento e pedem para você digitar a sua senha no teclado do telefone.
GOLPE DA FALSA CENTRAL TELEFÔNICA
Já nesta modalidade de golpe, os cibercriminosos induzem que você realize uma ligação para a central de atendimento ao cliente e, quando você liga, simulam uma central de atendimento muito parecida com a central verdadeira. O objetivo é obter a sua senha e dados pessoais, além de números de cartões, códigos de segurança e senhas.
GOLPE DA TRANSFERÊNCIA
Nesse caso em específico os cibercriminosos, entram em contato por ligação ou mensagens em aplicativos de conversas como o WhatsApp, informando que há algum tipo de irregularidade em sua conta. Durante a ligação, simulam um atendimento e o induzem ou conduzem a realizar transferências.
GOLPE DA VIDEOCHAMADA
Na videochamada os cibercriminosos passam a identificar como funcionários do banco, oferecendo atendimento via videochamada para resolver alguma pendência em sua conta, como liberação do iToken pendente ou outras dificuldades, assim conseguem obter dados privilegiados, pois passam credibilidade através de boa aparência e vestimenta inclusive com crachá que passa segurança aos correntistas. Durante a ligação, direcionam a vítima a ir até um caixa eletrônico e orientam a pessoa a filmar a tela, expondo os dados bancários. Por muitas vezes, pedem para fazer transferências
COMO SE PROTEGER
1) ATENÇÃO: Não acesse sua conta ao receber ligações em nome de qualquer banco.
2) TRANSFERÊNCIA: Não faça transferências eletrônicas ao receber ligações em nome de bancos.
3) CUIDADOS AO TELEFONE FIXO: Não siga orientações ao receber ligações em nome do banco.
4) SUSPEITOU DE ALGO? Se receber uma ligação desse tipo, ligue para central do seu banco e informe imediatamente.
Consultoria e Assessoria:
Orvile Júnior
(37) 99135-0007
Orvile Júnior é Diretor da Empodere-se Tecnologia, exerce atividades de investigação forense registrado na ANADIP (Associação Nacional dos Detetives e Investigadores Privados do Brasil) sob nº A-000398/20 e A.D.B (Associação dos Detetives do Brasil) nº 856/57; Despachante documentalista em 12 (doze) áreas pelo CRDD/MG (Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado de Minas Gerais) sob nº 03323; Perito registrado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT; Auxiliar do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG como Órgão Técnico e Científico na área de perícia forense computacional, grafotecnia e documentoscopia; Jornalista e diagramador com registro profissional, pelo Ministério da Economia nº 0022709/MG.