Para dar conta de 11 filhos, só com muita disciplina! É o que afirma o casal Zoe e Ben Sullivan, de 41 e 44 anos, respectivamente, que vive numa casa à beira-mar na Escócia, Reino Unido, com sua grande família. De acordo com o que contaram no programa Me & My 10 Kids , exibido pelo canal local 5star, manter todos sob controle não é fácil: são necessárias horas para preparar tudo antes de sair de casa.
Leia mais: Filho faz sucesso por interpretar áudios da mãe no WhatsApp
Os 11 filhos são: Elizabeth, de 14 anos, Olivia, 12, Noah, 10, Evangeline, 8, Tobias, 6, Agnes, 2, e Joseph, 1 ano e meio, mais as duas “rodadas” de gêmeos: Charlotte e Isabelle, 11, e Leah e Erin, 3.
O pai, Ben, que é engenheiro da Força Aérea Real, diz que entende o valor da disciplina por conta do seu trabalho nas forças armadas, e que isso influenciou suas atitudes com sua grande família . Segundo ele, “todos sabem onde devem estar e o que devem fazer, a todo momento”.
Assim, pela manhã, o casal prepara almoço e embala sanduíches para que nenhum filho fique com fome, o que demora horas. “As quantidades são medidas igualmente e distribuídas de acordo com a idade”, comenta.
Eles também têm que se programar para os dias de folga que passam na praia, mas para isso, já contam com a ajuda da filha de 12 anos, Olivia. Ela conta não se importar com a tarefa e declara que ter uma família grande é mais divertido do que trabalhoso.
Leia mais: “Loteria dos gêmeos”: mãe dá à luz dois pares de bebês no mesmo ano
A mãe, Zoe, explica que toda a família se ajudando é um ponto crucial para que as coisas corram bem na casa dos Sullivan. Por exemplo, para fazer viagens de carro, os pais sempre se dividem: as crianças mais novas vão com Zoe, enquanto a mais velha já dirige o carro de Ben, levando um outro grupo.
“Somos completamente uma equipe. Se não trabalhássemos juntos como um time, nada disso funcionaria”, afirma Zoe. Mas às vezes, até mesmo os melhores times enfrentam desafios.
Se um dia de praia é estragado por conta de nuvens cinzentas ou chuvas incessantes, uma ida a um café está fora de cogitação para a família, já que o orçamento apertado impede que os pais façam esses “pequenos prazeres” com as crianças.
Leia mais: Mãe se desespera ao encontrar filha aprontando com pote de pomada
Ben confessa que é uma luta difícil fazer com que seu salário dê conta da grande família. Isso faz com que ele deseje ganhar mais dinheiro. “O mais difícil de ter 11 filhos é o lado financeiro da coisa. A única coisa que eu gostaria de melhorar era o nosso orçamento”, lamenta.