Coluna de número 764 – 15 de Maio 2020
PRA COMEÇAR NOSSO PAPO DE HOJE
Olá leitores do nosso Papo de Pescadô. Chegando mais uma vez para nossa Coluna. Primeiramente peço licença para entrar em sua casa através dessa página do Jornal O papel. Desde 2001 faço isso e faço com muito prazer. É um trabalho voluntário que já dura 19 anos. Prometo somente boas notícias do mundo da pesca, com dicas, receitas, causos e muita animação, para você e sua família ficar em casa e curtir uma Coluna animada e alegre. Boa leitura e muito obrigado por estar conosco.
RECEITA DE PEIXE
ENSOPADO DE MANDI
Primeiramente vamos falar do Mandi….A palavra mandi vem do tupi mãdi’ie é o nome dado a diversos peixes de couro da espéciepimelodus, como o mandi amarelo, o mandi chorão e o mandi tinga encontrados em importantes bacias hidrográficas do nordeste, do sul e do sudeste do Brasil, como a Bacia Amazônica, a do Araguaia-Tocantins, a do São Francisco, a do Prata e a do Ribeira de Iguape, onde podem ser encontrados nadando próximos ao fundo, na beira dos rios, em poços, remansos e boca de riachos. Primo menor dos grandes bagres siluros como a pirara e o pintado, o mandi pode alcançar até 40 cm de comprimento e pesar até 3 Kg. Alimenta-se de tudo, é então onívoro, preferindo larvas de insetos, algas, moluscos, pequenos peixes e fragmentos de vegetais. Sua carne é clara e de sabor muito suave.
INGREDIENTES
2 ou 3 mandis de bom tamanho
4 tomates maduros, sem pele nem sementes, picados
2 colheres de (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
2 cebolas picadas
1 punhado de alfavaca e cheiro verde picados
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Farinha de mandioca artesanal
PREPARO
Conserte” (limpe) os mandis e lave-os bem, por dentro e por fora. Tempere-os com o suco de limão, o sal e deixe tomar gosto por uma meia hora.
Importante: Como com qualquer bagre, tome cuidados com as esporas das nadadeiras dorsais e lombar do mandi na hora de limpá-los. Estas esporas tem um serrilhado invertido que é fácil de entrar e difícil de sai da pele, além de possuírem toxinas e bactérias que causam muita dor caso você se machuque com elas. Corte os peixes em postas e reserve as cabeças para fazer o pirão.
Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates picados, a alfavaca e o cheiro verde e refogue mais um pouco.
Importante: Retire um pouco deste refogado e reserve para usá-lo no cozimento das cabeças para o pirão. Preste atenção!
Quando os sabores do refogado forem liberados, coloque o peixe e misture com cuidado.
Quando o peixe estiver começando a embranquecer, acrescente um pouco de água, baixe o fogo, tampe a panela e deixe a coisa acontecer. Enquanto o peixe cozinha, em outra panela coloque as cabeças com um pouco do refogado que você reservou anteriormente. Reservou mesmo, né? Coloque água, acerte o sal e deixe cozinhar. Bom, neste momento você tem duas panelas no fogo, então preste atenção:
1.Verifique de tempos em tempos se o peixe já está cozido, estando tudo beleza, desligue o fogo e reserve.
2.Quando o cozido das cabeças do mandi fizer um caldo saboroso, desligue o fogo, acerte o sal, se você quiser acrescente aquela sua pimentinha e misture tudo. Coe o caldo e vá juntando farinha de mandioca aos poucos até dar ao pirão uma consistência mole e reserve.
Sirva o ensopadinho de mandi, com o pirão á parte, acompanhado de um arroz branco fresquinho e uma saladinha bacana.
CARAVANAS PAPO DE PESCADÔ 2020
Estimados leitores do nosso Papo de Pescadô. Não sabemos com exatidão até quando teremos a circulação do vírus. Aqui no Brasil, segundo estudo, acredita-se que o novo coronavírus possa circular até setembro….sendo apenas “uma estimativa”. Segundo estudos, os casos da covid-19 terão um pico agora em maio e junho, mas devem circular até o nono mês do ano. Assim sendo nossas viagens, Capitólio, Caldas Novas, Aparecida, Monte Verde, São Lourenço, Ouro Preto/Mariana e outras que estavam programadas para este ano, serão remarcadas. É melhor evitarmos viagens antes de setembro. Devemos visitar então a Serra da Canastra, na nascente do nosso Velho Chico, Aparecida e ainda uma outra este ano. E para 2021, com a Graça de Deus, faremos uma viagem inesquecível…..AGUARDEM……
CAUSO DE PESCADOR COM FOTOS DO LEITOR
A foto chegou direto de Três Marias, onde temos a Usina Hidrelétrica de Três Marias. Nosso amigo Ricardo de Castro Garcia, da BWCICLO, exibe o belo exemplar de Tucunaré, capturado em um dia de suas pescarias na Represa. A Represa está localizada na parte central de Minas Gerais, compreendendo os municípios de São Gonçalo do Abaeté,Felixlândia,Morada Nova de Minas,Biquinhas,Paineiras,Pompéu,Martinho Campos, Abaeté e Três Marias, tendo partes de seus municípios alagados e formando o Circuito Turístico do Lago de Três Marias. VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE TRÊS MARIAS ? Há muitos e muitos anos, residia às margens do Rio São Francisco uma família que montou uma pequena hospedaria na fazenda, com o passar dos anos, os pais morreram e as filhas Maria Francisca, Maria das Dores e Maria Geralda continuaram com a hospedaria, ponto de parada obrigatória. Aquela pequena hospedagem tornou-se popular como as ‘Três Marias’: ‘Hoje vou pernoitar, lá, nas Três Marias…’; ‘Quando atravessar o Rio São Francisco vou almoçar nas Três Marias…’ Certo dia, como de costume, as Três Marias foram nadar, sem saber que vinha vindo uma cabeça de enchente. As águas vinham revoltas, arrastando animais, árvores, plantações, carregando e destruindo tudo a sua passagem. As Três Marias, ao sentirem a chegada das águas, tentaram sair do rio, mas Maria Geralda rodou nas águas, Maria Francisca tentou salvá-la e rodou também. Quando Maria das Dores viu as suas irmãs debatendo-se nas águas, numa luta mortal, tentou levá-las para as margens do Rio. Tudo em vão: as águas carregaram as Três Marias para o fundo do Rio. Após o acidente trágico, o nome de Três Marias tornou-se mais popular ainda, ficando aquela região assim conhecida.
…Vivemos esperando dias melhores; dias de paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás, vivemos esperando o dia em que seremos melhores; melhores no amor; melhores na dor; melhores em tudo.…
Bom final de semana. Até a próxima, se Deus quiser.