Plantas se desenvolvem de maneira diferente, por isso existem diferentes tipos de vasos disponíveis no mercado. Dominar qual modelo mais indicado para a sua planta é fundamental para garantir que ela cresça de maneira saudável.

Por isso, é interessante conhecer a planta que você tem em casa e entender até qual tamanho ela pode chegar. Mesmo que a muda seja pequena, lembre-se que ela vai crescer. Portanto, é preciso pensar em um vaso que acomode esse tamanho que ela vai chegar.
Além disso, vale considerar o tamanho das raízes e a quantidade de água que a espécie exige para a manutenção. Todos esses detalhes são importantes para definir qual o melhor vaso para a sua planta.
Qual o vaso ideal?
Para plantas menores
Vasos de pequeno e médio porte, com capacidade de 1 a 6 litros, são indicados para plantas menores com raízes de menor volume. Esses modelos acomodam temperos como manjericão, cebolinha, hortelã, e flores como amor-perfeito, azaléias, begônias e calêndulas.

Para plantas menores, também é possível recorrer aos vasos autoirrigáveis, uma boa opção para quem não quer se preocupar com as regas diárias. O cultivo é mais fácil e garante um crescimento saudável das plantas.
Para plantas maiores
No caso de plantas de grande porte, é interessante buscar vasos com boa capacidade de terra. Cachepôs com aramado interno são uma boa solução. Itens em inox são resistentes e de alta durabilidade, também são uma opção válida para plantas maiores, principalmente ambientes internos, como salas de estar e halls de entrada.
Outra opção para as plantas de médio e grande porte, como Espada de São Jorge e Panamá Rajado, são os vasos produzidos em polietileno, que funcionam tanto em ambiente internos quanto externos.