Peça teatral alertou público para importância da água e recursos naturais.

Nesta quinta-feira, dia 22 de março, as crianças da Escola Municipal Monteiro Lobato, no conjunto habitacional Monsenhor Alfredo Dohr, no bairro Marília, participaram do lançamento do PROGEA – Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais.

Em Lagoa da Prata, o programa é desenvolvido pela Polícia Ambiental em parceria com a prefeitura municipal e empresas como a Biosev, a Pharlab e o Sicoob Crediprata. O objetivo é promover a educação ambiental nas escolas, como forma de preparar as crianças e jovens para manter uma relação sustentável com o meio ambiente.

Conforme explica o idealizador do projeto na cidade, sargento Leonardo, esse já é o terceiro ano envolvendo escolas, polícia e empresas parceiras.

Sargento Leonardo

“Já estamos indo para o terceiro ano do projeto em Lagoa da Prata, que foi muito bem aceito pela sociedade, junto às escolas, os alunos… As diretoras abraçaram o projeto e as empresas também, que são nossos parceiros. É muito gratificante a gente trabalhar com educação ambiental com esses jovens, que estão cuidando do meio ambiente em que eles vão viver daqui alguns anos”, afirma.

Em 2018, os estudantes produzirão mudas personalizadas para plantar no fim do ano.

“A gente sempre faz aqui em Lagoa da Prata o plantio de mudas de árvores. Esse ano nós tivemos a ideia de, ao invés de entregar a muda pra eles plantarem, eles mesmos vão produzir a própria muda. Cada aluno vai receber um saquinho com o seu próprio nome, eles vão plantar e durante todo o ano vamos cuidar destas mudas. No final do ano vamos retirar essas mudas da escola e criar um bosque dos alunos”, explica.

Biosev participa do programa com entusiasmo

Segundo a superintendente da empresa, Tânia Fernandes, que esteve presente ao lançamento do programa, o envolvimento dos alunos tem um significado especial.

“O projeto é fantástico, estimula as crianças a se engajarem na causa do meio ambiente. Mostra a importância do cuidado, da atenção e do carinho das crianças e o retorno vem sob a forma de benefícios para toda a sociedade, é o crescimento das árvores junto com as crianças, é muito representativo. Estamos criando cidadãos que vão defender o meio ambiente”, avalia.

A Biosev tem sido parceira da comunidade em diversas ações voltadas para o meio ambiente, entre elas o plantio de mudas nas áreas marginais do rio São Francisco, combate a incêndios criminosos, apoio ao resgate de animais silvestres que sofreram acidentes, entre outros. Segundo Tânia, ainda está em estudo uma parceria com a Codevasf para lançamento de alevinos na bacia do Velho Chico.

Da escola para casa

O comandante do destacamento da Polícia Ambiental em LP, Edmilson Lage, acredita que a prática será levada pelas crianças para dentro de seus lares, reforçando assim a missão do projeto.

Sargento Edmilson, da Policia Ambiental

“Esse projeto é muito importante para Lagoa da Prata. A intenção é já preparar as nossas crianças para a importância do meio ambiente. Vivemos hoje num país onde o desmatamento descontrolado, a escassez de recursos hídricos, prejudica muito nosso ecossistema. Que essas crianças levem esses ensinamentos para dentro de suas casas e ajudem a conscientizar também os seus pais”.

Não é simplesmente plantar, diz secretário

O secretário de administração e governo da prefeitura, Juarez de Castro, disse que o método utilizado é essencial para gerar envolvimento dos estudantes com o projeto.

Juarez de Castro, da Prefeitura

“A proposta esse ano tem um outro foco, que é a criança plantar, cuidar e depois fazer o plantio da muda em outro local. A didática e a dinâmica é muito interessante, já que o nome da criança vai estar ligado ao nome da muda. A criança assimila essa situação e torna pra ele ponto fundamental na sua vida, como se estivesse cuidando de um próprio filho. Não é simplesmente plantar, mas sim sabendo que aquela planta é sua”.

Antes da distribuição das sementes, houve uma apresentação artística das crianças demonstrando a relação existente entre a água, o calor, as plantas e o ser humano.

Horta desenvolvida pelas crianças na escola ano passado.
Crianças participando do projeto. Cada muda terá o nome do estudante que cuidar dela.
- Anúncio -