Dentro das comemorações dos 20 anos da Academia Lagopratense de Letras foi realizado no dia 17 de novembro na Câmara Municipal a cerimônia de posse das Acadêmicas: Cássia Caryne Castro, Maria de Fátima Amorim Santos, Patrícia Silva, Maria Regina Maciel e Rosana Silva. Agora Acadêmicas Efetivas que continuarão contribuindo para o bom trabalho da Acadelp. Cerimônia bastante prestigiada com acadêmicos, familiares, convidados, inclusive com a participação do Prefeito Municipal Di Gianne, da Presidente da Câmara Municipal Carol Castro, dos Vereadores Hermano, Sargento Washington, Secretária de Cultura e Turismo Laiana Modesto.

 Aconteceu ainda o Encontro de Escritores com os lançamentos de livros dos escritores: Helder Clério, Dirce Basílio, Marina Alves, Pedro Ricardo Morais, Sônia Corrêa, Sandra Belchiolina, Sebastião Camilo Borges.

E no dia 18 de novembro aconteceu a premiação do XVIII Concurso de Poesias com participação dos premiados, diretores e professores das escolas participantes, familiares e outros convidados. O presidente Gilmar Francisco abriu os trabalhos desejando boas- vindas a todos, o acadêmico José Eustáquio recitou uma de suas poesias, a acadêmica Sônia Resende fez uma homenagem aos premiados no Concurso de Poesias e a acadêmica Adircilene, idealizadora do Concurso, fez uma breve apresentação dos projetos desenvolvidos nestes  20 anos da Acadelp. Entre eles:

- Anúncio -
  •  “Acadelp vai à Escola “ levando o incentivo à leitura através de contação de histórias, recitais, palestras, exposições…
  • Concurso de Poesias, já em sua 18ª edição, é o que chamamos de carro chefe da Academia. Com o objetivo de incentivar a leitura, a produção e claro, o surgimento de novos escritores, valorizando nossa língua portuguesa e os verdadeiros valores que promovem a vida. E temos ainda a publicação da coletânea Lagoa da Prata em Prosa e Versos com Poesias premiadas e participação dos acadêmicos.
  • Eventos Sócioculturais como: Sarau no hospital, visitas a APAC, Fazendas de recuperação, ASAP, Paróquias, comunidades…
  • Homenagens ” Mulheres que fazem…” Mulheres que fazem arte, cultura, ou simplesmente ajudam a construir dias melhores para nossa cidade.
  • Intercâmbio Cultural: Os acadêmicos procuram participar sempre de atividades culturais em outros municípios levando nossa literatura, arte e cultura e também trazendo o que de bom os outros podem nos oferecer. Neste ano participaram da Fli Araxá, Bienal Mineira do Livro e Fli Tiradentes. E somos fundadores da recente Associação das Academias do Interior de Minas Gerais a ASALEMG e já com encontro marcado na Academia Mineira de Letras no próximo dia 10 de dezembro.
  • Grupo Musical Acadelp em Seresta, nosso xodozinho que tem encontro toda semana, ensaiando e proporcionando bens que só a música pode nos trazer. Grupo idealizado por Adircilene  tem como coordenador Antônio Oliveira, contando com a participação de grandes músicos da cidade. Leva música e alegria nas festas das paróquias, nos eventos beneficentes, nas praças e onde a música é bem-vinda.
  • Medalha Guiomar Sampaio uma homenagem a nossa patronesse que homenageia todos os escritores no dia do escritor em julho.
  • Troféu Dr.Ciro dos Santos, também uma homenagem ao eterno Presidente de Honra que homenageia cidadãos lagopratenses que desenvolvem atividades de destaque em diversos segmentos.
  • Centenário Dr. Ciro com exposição de fotografias, objetos  e evento no Teatro Fausto Resende.
  • E não podemos esquecer da riqueza que são nossas Festas Literárias. A FLILP- Festa Literária de Lagoa da Prata e a FLIMG -Festa Literária de Martins Guimarães. Que já nasceram grandes e também referência em toda região. Aproximando cada vez mais a literatura, a arte, a cultura aos cidadãos lagopratenses e da região. (Não tivemos a FLILP este ano devido a Reforma da Praia- que vem para melhorar) mas tivemos a FLIMG. E lembrando que em meio a pandemia também realizamos a FLILP Virtual levando arte e cultura para amenizar a dor de tantos.
  • Lançamentos de Livros- Com o incentivo aos novos escritores, como cresceu a publicação de livros em Lagoa. Uma riqueza literária para o município.
  • E neste sábado em Martins Guimarães,  teremos o lançamento do livro “Nos Trilhos da Memória” da acadêmica Marina Alves.

E nestes 20 anos não podemos deixar de falar também dos acadêmicos fundadores que já não estão mais entre nós, mas que tanto fizeram para que a Acadelp existisse: Dr. Silvério Rocha, Dr. Múcio Mendes, Dr. Otacílio Miranda, Dr. Benedito Jeunon, Sr. Alvimar Oliveira, Sr. Otaviano Silva e Dr. Ciro dos Santos. E neste ano que celebramos o centenário de Nascimento de Dr. Ciro dos Santos, que fique o exemplo deste homem que acreditava na educação e na cultura como fonte de transformação e melhora de vida. Nossa eterna gratidão a estes homens das letras. E claro, agradecemos todos aqueles que assim como dr. Ciro acreditam que arte, cultura… salvam.

E como bem escreveu Marina Alves, Lagoa da Prata é sim, uma cidade cultural, o que precisamos é agregar à nossa cultura o hábito de valorizar e prestigiar nossos artistas, pois só fazendo esse movimento em direção a este despertar, estaremos criando oportunidades para o surgimento de novos talentos. E, assim seguimos em frente com as bênçãos de Deus e a boa vontade de cada um, dos parceiros que sempre acreditam em nosso trabalho Sicredi, Sicoob União  Centro Oeste, Sicoob Lagoacred, Embaré/ Alvoar, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

- Anúncio -