source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Azeitonas: saiba os benefícios e malefícios do alimento para a saúde

As azeitonas são um ingrediente comum na dieta da maioria dos brasileiros. Nas saladas ou em pratos quentes, como tortas e arroz, elas têm um sabor muito característico – que dá um toque extra em qualquer refeição. No entanto, assim como qualquer alimento, é muito importante saber quais são os pontos positivos e negativos da sua ingestão. Descubra agora mesmo os benefícios e malefícios dos frutos da oliveira e como consumi-los corretamente!

Prós e contras do consumo da azeitona

Lado positivo

Além de deliciosas, as azeitonas possuem um elevado teor antioxidante baseado em vitamina E, carotenoides e polifenóis. Em 100 gramas, sem caroço e em salmoura, apresentam em média 2 mg de vitamina E. Além disso, elas possuem um índice glicêmico baixo, não contêm hidratos de carbono e seu elevado teor de energia vem dos ácidos gordos.

Conforme os frutos amadurecem, seu sabor adoça, e a porcentagem de óleos ricos em energia aumenta. A gordura predominante da azeitona é boa, quase toda monoinsaturada, o que contribui para a redução do colesterol. O que muita gente não sabe, também, é que as azeitonas pretas são mais nutritivas do ponto vista nutricional do que as verdes. Elas são ricas em flavonóides (que ajudam na circulação do sangue), ácidos fenólicos e fitosteróis (que controlam o colesterol).

Lado negativo

Elas são muito calóricas! Em média, 100 gramas de azeitonas pretas fornecem 200 calorias (20 gramas de gordura) e, as verdes, contêm 15 gramas de gordura para 150 calorias. Além disso, o fruto é digerido pelo organismo com certa dificuldade. Por isso, quem sofre com colite (inflamação no intestino grosso), doenças da vesícula e fígado, bem como as pessoas que têm problemas de pele , devem evitar o consumo.

As azeitonas têm uma quantidade muito baixa de fibras. 100 gramas do fruto verde apresentam apenas 1 grama de fibra total, 0,1 de fibra solúvel e 0,9 de fibra insolúvel. Também são muito salgadas… Dez azeitonas grandes e maduras ou 44 gramas apresentam 380 mg de sódio, não sendo aconselhável sua ingestão pelos hipertensos. Quando colhidas, são ainda verdes e amargas, por isso, o ideal é esperar a hora certa ou escolher uma marca de confiança para comprar no supermercado. Vale comer com moderação! Em caso de dúvida, consulte um nutricionista.

Texto: Redação Alto Astral | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

- Anúncio -