O isolamento social vem provocando reações das mais diversas em adultos e crianças. Você precisa conter suas reações para que seus filhos não a espelham, ou seja, crianças tendem a sentir o que sentimos, porem diferente dos adultos não consegue interpretar os seus sentimentos.
Leia também: Como ajudar as crianças a entender a quarentena?
Angustia, ansiedade, nervosismo, depressão, tristeza, euforia, desamparo, desespero, dúvida, todos esses sentimentos e muitos outros estão ocorrendo em indivíduos isolados, indivíduos adultos e nas crianças também.
Crianças devem ser protegidas do excesso de informações, de informações que elas não conseguem processar. A criança ouve a palavra coronavírus e a palavra morte ao mesmo tempo e não consegue desvincular as duas e ao ouvir o tempo todo em sua casa, discussões sobre coronavírus, sempre ira pensar em morte também.
É difícil para uma criança entender que o isolamento não é para não pegar o vírus, mas sim para que todos não peguem o vírus ao mesmo tempo. Não da para explicar para uma criança a possibilidade do saturamento do sistema publico de saúde, e as consequências que isso pode trazer.
Não minta para as crianças, explique o que esta acontecendo. Explique as regras e passe adiante. Se a criança tiver dúvidas ela vai perguntar. Espere ela perguntar, utilize explicações simples, de acordo com o repertório de cada idade.
Procure nesse período conter a sua ansiedade . Suas preocupações não podem tornar-se preocupações de seus filhos. A criança sente que tem algo errado, e tornar-se tão ansiosa quanto você, a única diferença é que o adulto sabe exatamente porque está tão ansioso, mas a criança não.
Crianças tendem a achar que são culpados pelos problemas dos pais , elas sofrem por isso. Quando você sentir que seu filho está ansioso, preocupado, até mesmo um pouco desorientado pela situação atual, diga a ele que a culpa não é dele. Diga que ele não tem nada ver com o que esta acontecendo, tranquilize o seu filho.
Leia também: A importância de dizer “não” para a educação dos filhos
Existem algumas frases que seu filho deve ouvir sempre:
- Eu te amo
- Sinto orgulho de você
- Isso não é responsabilidade sua (quando realmente não for)
- Estou te ouvindo
- Desculpe
- Você pode
- Tente mais uma vez
Lembre-se, crianças adoecem por seus pais e com eles também!