Por Candice Frederico
Nesta quarta-feira (16), aconteceu a Oficina Regional Pública de Trabalho do processo de elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) dos municípios integrantes do CIAS, na prefeitura de Bom Despacho.
O Secretário Executivo Célio Cabral e a Vice-Prefeita Juliana Jaber abriram o evento, que contou com representantes municipais das cidades de Araújos, Bom Despacho, Cedro do Abaeté, Divinópolis, Dores do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Papagaios, Pequi, Pitangui, Pompéu, São Gonçalo do Pará e Santo Antônio do Monte.
O Consórcio Vital e a CAIXA apresentaram a Oficina que abordou as pautas: Plano de Mobilização Social e Divulgação, Processo de Elaboração do PIGIRS e Formação do Comitê Diretor.
O encontro também teve a participação da SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com Isabela Meline Simões Lopes – Diretora de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais e Jéssica Pacheco, responsável pelo acompanhamento do projeto junto ao CIAS.
O Dr. Lucas Silva e Greco – Promotor e Coordenador Regional das Procuradorias do Meio Ambiente dos Municípios do Alto São Francisco compareceu a oficina representando o Ministério Público de Minas Gerais. Para a autoridade é um momento importante de compartilhamento de informações aos gestores municipais sobre a forma de trabalho que será implantada pelo CIAS e pela CAIXA para elaboração do plano integrado de gestão de resíduos sólidos. “Os gestores que estiveram aqui presentes entenderam bem e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais enquanto instituição recebeu muito bem este projeto que o CIAS está desenvolvendo voltado para a destinação final dos resíduos sólidos, estamos com expectativa que o trabalho seja profícuo e conseguimos chegar em uma conclusão satisfatória em relação ao serviço de resíduos sólidos”, concluiu o Dr. Lucas Silva e Greco.
O promotor Dr. Lucas Silva e Greco e participantes da oficina
A gestora ambiental – Lauane Bianca Oliveira Belo, representante da cidade de Dores do Indaiá, ressalta a importância da oficina “o encontro delimita os próximos passos para que a gente consiga realizar os levantamentos dos dados, especificar as nossas dificuldades que todos nós temos em relação aos resíduos sólidos, uma problemática dos 34 munícipios”, ressaltou Lauane.
O Secretário de Meio Ambiente – Tiago Freitas de Bom Despacho, explicita a importância do encontro “de forma conjunta nos podemos buscar soluções para todas as cidades que compõem o consórcio. Hoje o CIAS tem cumprido o seu propósito, trabalhando em prol dos municípios e trazendo soluções para a realidade de cada localidade”, relatou o secretário.
O Secretário Executivo Célio Cabral encerrou o evento salientando a relevância do encontro, “extremamente produtiva a participação de todos, a união dos municípios em prol de soluções conjuntas apontam para caminhos objetivamente viáveis para a correta destinação final dos resíduos sólidos da região”, finalizou o Secretário.
Vice-Prefeita Juliana Jaber, Lander Barbosa (CAIXA), Diôgo Vieira (Controladoria Geral de Divinópolis), promotor Dr. Lucas Greco, Tiago Freitas (Secretário de Meio Ambiente de Bom Despacho), Jéssica Pacheco (SEMAD), Célio Cabral (Secretário Executivo do CIAS), Isabela Meline (SEMAD), Leonardo Ornellas (CAIXA) e equipe do Consórcio Vital
O projeto é fundamentado na construção coletiva e democrática do Plano, parte de mecanismos de participação social para que todos possam contribuir com o processo de construção e de monitoramento das políticas públicas. Estão previstas duas oficinas microrregionais públicas de trabalho, para apresentação, análise e complementação do Diagnóstico e uma Audiência Pública Regional, para validação da minuta do PIGIRS. Além do evento de divulgação para apresentar o Plano Intermunicipal à sociedade.
Sobre o CIAS:
O consórcio busca soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo prioridade o descarte correto para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o atendimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES).https://consorciocias.com.br