source
Arquiteta dá dicas de decoração para harmonizar as cores em 2021
Carlos Piratininga

Elementos coloridos na decoração dão vivacidade ao ambiente

decoração  de uma casa deve refletir os gostos e a personalidade de seus moradores. As cores são ótimas aliadas na hora de renovar o visual da casa. Porémé importante ter algumas questões em mente: As tonalidades se equilibram? De que forma? Para responder essas perguntas, a arquiteta Cristiane Schiavoni listou oito dicas para te ajudar na decoração.

Conseguir o equilíbrio no ambiente pode parecer complicado. Para facilitar na tarefa é indicado usar o círculo cromático . Ele apresenta 12 cores dispostas lado a lado e divididas seguindo a tonalidade. A classificação mostra como podem ser misturadas: cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, complementares, frias e quentes, neutras e monocromia.

“O material está disponível na internet e pode ser consultado na hora de escolher os elementos”, diz Cristiane Schiavoni.

Outra técnica para balancear é usar componentes que, muitas vezes, são considerados neutros como madeira, tecidos e até mesmo o branco. Esse último, dependendo da situação, funcionará mais como um meio de destacar os tons vibrantes do que os suavizar. Sendo assim, se o objetivo é ousar nas tonalidades, sem esquecer da harmonia no cômodo, a arquiteta reuniu inspirações de seus projetos para ajudar nessa missão.

Um quarto azul para uma maior sensação de aconchego

Azul transmite sensação de calma e acolhimento
Carlos Piratininga

A personalidade dos moradores foram a inspiração para a decoração do quarto

Azul é uma cor com bastante originalidade, associada à calma e tranquilidade, encaixando perfeitamente em um dormitório. Ao observar o modo animado dos moradores, a profissional escolheu usá-lo em quase todas as paredes. Os quadros, a cortina, a estrutura de metal da cabeceira, o cinza e a madeira no banheiro foram empregados como forma de dosar a intensidade da cor.

Para a sala de estar são indicados toques de amarelo

Os tons combinados realçaram a integração do projeto.
Foto: Carlos Piratininga

O amarelo e o cinza, cores de 2021 da Pantone, marcam presença no projeto da sala de estar com atmosfera de décor industrial

A sala de estar pertence aos mesmos moradores do quarto azul. “É interessante ressaltar que os elementos amarelos desse ambiente já pertenciam ao casal, que nos trouxe a possibilidade de compor a partir deles”, conta a profissional. Para destacar, uma base neutra com cimento queimado, tijolinhos e cinza foi a melhor opção. Os tons combinados realçaram a integração do projeto.

Sofá vermelho e cores neutras

Dicas para harmonizar as cores da casa em 2021
Carlos Piratininga

No contraponto ao sofá vermelho e os quadros coloridos, elementos brancos, como a mesa de centro em laca brilhante, a parede e o cinza claro do tapete

Os quadros pertenciam à moradora, porém estavam espalhados pela sala de estar. Além disso, apesar de ser uma casa em um estilo clássico, a profissional percebeu o jeito marcante da cliente. Para enaltecer esse lado animado, foi criado uma exposição com todas as obras de arte na mesma parede.

O sofá vermelho faz parte do painel e acrescenta alguns toques sutis de verde e roxo. Os demais itens são neutros, criando um fundo ideal para a composição.

Combinações de amarelo podem trazer alegria para a cozinha

Dicas para harmonizar as cores em 2021
Carlos Piratininga

A combinação entre amarelo e cinza aparece novamente, dessa vez na cozinha

Você viu?

Após a cliente ter comprado a geladeira errada, a arquiteta resolveu o problema propondo usar pontos de amarelo na peça e no nicho ao lado. A solução coube perfeitamente no ambiente com predomínio do cinza. “O amarelo chegou para trazer alegria para o local onde os alimentos são preparados. A cozinha demanda cores mais vibrantes, animando os dias”, conta a profissional.

Obras de arte

Dicas para harmonizar as cores da casa em 2021
Carlos Piratininga

Quando a obra de arte dá o tom para o restante da decoração em uma sala de TV cheia de estilo

Nesse projeto, a arquiteta percebeu, desde o início, que os moradores eram apaixonados pelas cores, afinal o sofá azul foi comprado por eles. “A ideia principal foi trazer esse estilo, equilibrando as tonalidades de azul, amarelo e verde”, conta.

A escultura da artista plástica Rosana Ciotta e o tapete entraram na composição, tendo o móvel como protagonista. Nesse caso, as paredes foram pintadas em um tom neutro, porém isso não é uma regra. É possível misturar cores vibrantes em um mesmo ambiente, sem ficar incômodo.

Se for usar o branco, é importante entender que ele tem a função de destacar ainda mais o elemento colorido. Logo, se a intenção for diminuir a intensidade, o recomendado é escolher tonalidades próximas e colocá-las lado a lado.  

O roxo toma conta

Dicas para harmonizar as cores da casa em 2021
Carlos Piratininga

Usando o painel como inspiração, o roxo ganhou os móveis da sala

A decoração dessa sala de estar teve como principal inspiração o painel ao fundo que traz uma foto significativa para a proprietária. Dessa forma, o mesmo roxo da imagem foi usado para as cadeiras ao centro. No projeto, o branco foi escolhido para realçar o tom forte.

Uma combinação clássica

Dicas para harmonizar as cores da casa em 2021
Carlos Piratininga

A combinação clássica ofereceu elegância ao banheiro

Apesar de ser uma cor clássica, o preto ainda assusta algumas pessoas. Nesse banheiro, a proposta foi trazer elegância e sofisticação, entretanto, a tonalidade também pode estar em projetos mais modernos. O preto marmorizado foi aplicado na parede, contrapondo com o branco. A combinação transformou a atmosfera, complementado pelo armário grafite.

O vermelho na cozinha

Dicas para harmonizar as cores em 2021
Carlos Piratininga

A cozinha ganhou ares ousados com a combinação cromática

Partindo do piso de granito preto, Cristiane Schiavoni criou uma proposta arrojada. Assim, nasceu o projeto de uma cozinha retrô, reforçada pelos armários em vermelho coral. O aspecto forte da moradora ainda foi reforçada nos pendentes em amarelo e nas cadeiras padronizadas.

“Quando falamos de cores vibrantes e decoração com personalidade, é essencial seguir seu estilo, sem esquecer da harmonia cromática nos ambientes. Eu sempre digo que não existe feio ou bonito, brega ou chique, mas sim projeto coerente ou incoerente”, diz.

Fonte: IG Mulher

- Anúncio -