Reunião com o comando da PM e autoridades aponta melhora dos índices de criminalidade na região – o melhor em nove anos, segundo comando.

Na manhã desta segunda-feira, 21 de fevereiro, aconteceu no auditório do Sicoob Lagoacred uma reunião com o comando do sétimo batalhão da PM, autoridades da região e imprensa. O objetivo foi apresentar os resultados obtidos pela corporação no último ano. O Tenente Coronel Renato Pinheiro Batista comentou, entre outros assuntos, sobre a falta de efetivo da polícia no estado – resultado da evasão por aposentadoria dos oficiais e da falta de uma política de recomposição por parte do estado. Ainda assim, houve melhoras consideráveis nos índices que medem a situação da segurança pública na área de abrangência do batalhão.

De acordo com o comandante do 7º BPM, os índices apontaram 22,85% de redução de crimes violentos em 2021 em relação à 2020.

O índice de 2020 – que chegou à marca de 34,25%, foi impactado pela pandemia, com o fechamento do comércio e menor circulação de pessoas, segundo o comandante. 

- Anúncio -

Parceria com municípios

Pinheiro destacou a importância da contrapartida que os municípios tem oferecido à Polícia para funcionamento da instituição, desde a cessão de funcionários até o aluguel de quarteis e fornecimento de combustível para viaturas. 

“A gente vem aqui hoje, primeiramente agradecer a parceria do executivo municipal, do legislativo municipal e demais membros da sociedade civil organizada, porque esse trabalho em parceria nos permitiu apresentar excelentes números no ano de 2021. A gente pode dizer que nos últimos nove anos, foi o melhor resultado desse período”, disse o comandante do 7º Batalhão.

A PM é um órgão estadual, mas desde sempre a ajuda das prefeituras foi determinante para que o trabalho de segurança pública pudesse acontecer nos municípios.

Olho Vivo

Uma das ferramentas que tem oferecido um bom suporte à Polícia são os sistemas de vigilância eletrônica. De acordo com o comandante, desde a prevenção de crimes em áreas quentes até o monitoramento de veículos em fuga, as câmeras popularmente chamadas de “olho vivo” tem ajudado a PM no combate à criminalidade.

A reunião contou com a presença dos prefeitos de Lagoa da Prata, Luz, Japaraíba e do vice-prefeito de Santo Antonio do Monte, além de representantes do Legislativo de Luz, Samonte, Japaraíba e Pedra do Indaiá. Algumas das autoridades presentes deram seu depoimento sobre a reunião.

“Nessas ações conjuntas, da parceria do poder executivo com a Polícia Militar, hoje a gente vai entregar uma patrulha totalmente equipada – um SUV, foi emenda parlamentar (…) que nos disponibilizou pra ser entregue pra PM hoje e será um ano em que a gente vai investir mais, que a gente está planejando. É uma coisa que a gente tem que pensar bem, tem que planejar bem, pra gente não fazer um investimento que no futuro a gente não consiga os resultados pretendidos, como  a questão do Olho Vivo que a gente precisa melhorar aqui na nossa cidade”.

Di Gianne Nunes, prefeito de Lagoa da Prata.

“Em Luz nós somos parceiros da Polícia Militar, apoiamos com convênios fornecendo combustível, apoio para manutenção das viaturas, parceria com o conselho de segurança pública do município, estamos sempre juntos procurando fazer o melhor pra reduzir o número de furtos, roubos e crimes”.

Agostinho, Prefeito de Luz

“Foi muito bom, ele esclareceu muita coisa pra gente, deu a liberdade de todo mundo reclamar o que tinha no seu município… Foi muito produtivo. Eu agradei e acho que todos os prefeitos agradaram também”.

Écio Veloso, prefeito de Japaraíba

“Pra nós é motivo de grande satisfação apoiar e ser parceiro efetivo da Polícia Militar. Em Santo Antonio do Monte, a gente faz a cessão dos funcionários, onde a gente identificou que o efetivo da Polícia Militar é baixo, e a gente precisa do policial é na rua. Então a gente fez a cessão de funcionários da prefeitura para que eles façam o monitoramento de câmeras, atendimento de telefone, e com isso o comandante loca seu efetivo para fazer a segurança da cidade’.

Thiago, vice-prefeito de Samonte

“Há alguns meses atrás eu estava no meu serviço operacional e a gente sentia a falta dessa união democrática dos poderes pra poder ajudar no combate efetivo da criminalidade lá na rua. Agora não, agora essa união é muito mais consolidada e isso produz resultados efetivamente ajudando a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal, a Polìcia Civil e a Polícia Penal no combate da criminalidade”.

Vereador Sargento Washington

Novo Comando

O Pelotão de Lagoa da Prata passa a contar agora com mais um Tenente no comando da tropa. A companhia, que tem à frente o capitão Harley, conta agora com o comando dos tenentes Luciano e Leandro, que foi designado para responder por Lagoa e Japaraíba.

“É um grande prazer estar servindo aqui na 107 Cia, estou especificamente na cidade de Lagoa da Prata e respondendo também pela cidade de Japaraíba. No mais é dizer que a Polícia Militar se encontra à disposição do cidadão de bem 24 horas por dia e contem com o meu trabalho. Precisando, estou à disposição sempre”.

Tenente Leandro

- Anúncio -