Você já viu figuras de pequenos duendes e gnomos enfeitando algum jardim por aí? Esses espíritos da natureza também fazem parte da nossa cultura e, esses seres especialmente, sempre estão muito associados com atividades de jardinagem e não é à toa!
Os elementais da terra, os duendes e gnomos, são seres responsáveis pela matéria, geração e nutrição que simboliza a solidez, sustentação e abundância. Sua presença é muito vista em jardins e quintais pois são associados, principalmente, com as plantas. Entretanto, qualquer coisa sólida faz parte do elemento terra.
Os gnomos e duendes são conhecidos pela sua fama de travessos no folclore europeu, sempre escondendo algo ou aprontando alguma coisa para chamar a atenção caso sintam que não são bem tratados. Apesar de haver uma confusão entre esses dois seres místicos, há uma grande diferença entre eles.
Como em todo folclore, não se tem ideia da origem desses contos, mas os gnomos são criaturas pequenas e robustas, são bastante calorosos e trabalhadores, e em muitos lugares da europa não há a diferenciação com os anões. Já os duendes são as conhecidas criaturinhas de cor verde e chapeuzinhos pontudos que adoram aprontar.
Eles são os guardiões da matéria e são responsáveis por manter o equilíbrio, a terra é o elemento base. Eles estão em qualquer lugar que tenha terra e vegetação. Adoram metais e pedras bonitas, são ótimas para atrair sua atenção. Oferecer algum alimento será muito bem visto por eles, como maçãs, por exemplo.
Características
Temperamento: Brincalhões e calorosos.
Signos regidos pelo elemento Terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
Direção de poder: Norte.
Representação: Pedras, metais e plantas.
LEIA TAMBÉM:
Elementais do Ar: conheça mais sobre as fadas!