Colégio Losango traz a prática para dentro da escola
Aconteceu na manhã deste sábado, 23 de novembro, a primeira feira cultural do Colégio Losango, de Lagoa da Prata. Os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio apresentaram trabalhos relacionados a meio ambiente e sustentabilidade, em espaços temáticos especialmente decorados para a ocasião.
Foram cerca de dois meses de preparação, desde a pesquisa até a confecção das maquetes e exemplares dos materiais.
“Cada sala tem uma temática, temos assuntos como lixo, desmatamento, queimadas, energia sustentável, fauna, flora e água, entre outros”, explicou a diretora da unidade, Elizete Miranda.
A feira funcionou de oito da manhã ao meio-dia, aberta ao público, com grande participação dos pais de alunos da escola.
“É importante acompanhar as atividades da escola, como é a primeira feira da escola, é importante a família estar presente e incentivar os meninos”, afirmou José Alberto Máximo, pai da aluna Luisa, do sétimo ano.
Os professores ajudaram na orientação dos trabalhos e na organização dos espaços.
“Eles fizeram um trabalho excepcional, é muito gostoso de ver o público, os familiares e amigos chegando e dando seu incentivo”, afirmou o professor Cristiano Ferreira, que leciona inglês na unidade.
Prática na escola
Os pais destacaram a importância do trabalho de conscientização que a feira ajudou a promover.
“Eu acho que está começando pelo lugar certo, que é a escola, pra poder ter uma geração mais consciente. Precisa ter mais atividades com essa, que poderia de repente até mudar a cultura na nossa cidade. Vamos falar de algumas problemáticas no município de Lagoa, a limpeza pública, por exemplo…”
Ana Clara, aluna do oitavo ano, trabalhou o tema “lixo”. A gente veio mostrar sobre a reciclagem, a compostagem, as coisas que a gente pode transformar pra ter um meio ambiente bom. A mensagem é que precisamos cuidar do nosso planeta.
Com o sucesso da primeira feira, seguramente no ano que vem a escola deve repetir a iniciativa, como forma de envolver a comunidade escolar e a sociedade na discussão de temas relevantes e atuais para nossa cidade.
Veja agora algumas fotos da feira, cedidas pela Izabel Lacerda.