Na última edição falamos dos suplementos alimentares que podem ajudar a obter resultados como emagrecimento, melhoria do condicionamento físico e da saúde de forma geral. Mas como deixamos bem frisado, o consumo destes produtos, para serem eficientes, deve ter o acompanhamento de um profissional. Na verdade, o NUTRICIONISTA é o especialista em orientar como você pode obter os melhores resultados na sua educação alimentar, seja para ganhar ou perder peso, prevenir doenças crônicas e obter o melhor dos alimentos no seu dia a dia.

[continua depois da publicidade]

Profissional especializada em nutrição esportiva dá dicas importantes

Ana Luiza Guadalupe Perilo é formada em Nutrição há nove anos pela faculdade Izabela Hendrix, especializada em Educação Nutricional pela UNA e Nutrição Esportiva há oito anos pela Faculdade Gama Filho, em Belo Horizonte. Ela trabalha em Lagoa da Prata com pacientes que buscam emagrecimento, gestantes, crianças a partir de cinco anos e idosos.

Fizemos uma entrevista com ela para tirar algumas dúvidas comuns dos leitores.

O Papel: Por que você optou pela área de nutrição esportiva?

Ana Luiza: Sempre gostei e pratiquei muito esporte, e alimentação é tudo em um exercício físico; então fui ganhar mais conhecimento para aplicar em mim e depois aplicar aos meus clientes.

O Papel: E por que é importante combinar a atividade física com uma boa alimentação?

Ana Luiza: Para qualquer finalidade, seja perda de peso, ganho de massa, desempenho no exercício, se você não tem uma alimentação adequada, não consegue resultados, tem que ter a combinação dos exercícios e da alimentação correta.

O Papel: Para emagrecer é sempre necessário recorrer a dietas que sacrificam os gostos dos pacientes?

Ana Luiza: Nem sempre. O meu jeito de trabalhar e de ver as coisas, é nunca sacrificar o paciente, tento sempre adequar, na medida do possível, as dietas de acordo com o gosto do paciente e ir avaliando para ver quais resultados vamos ter.

O Papel: Pessoas que usam suplementos alimentares também devem ter acompanhamento nutricional? Por quê?

Ana Luiza: Com certeza, o suplemento já diz, é para suplementar o que na alimentação não está dando resultado. Nem sempre todos precisam de suplementos, uma dieta adequada já tem resultado e se você abusa na suplementação pode ter inclusive complicações na saúde.

O Papel: Dietas não são sempre difíceis de seguir e caras para quem quer emagrecer?

Ana Luiza: Existem vários tipos de dieta, as difíceis e as mais práticas, as com produtos caros e com baratos. Eu trabalho de acordo com meu paciente, o que ele precisa e o que ele quer. Tanto com dietas fáceis e baratas, quanto dietas difíceis e com produtos mais sofisticados.

O Papel: Em quanto tempo o paciente vê os resultados da reeducação alimentar?

Ana Luiza: Em uma semana ele já se sente melhor, porque comer certo é saúde e com saúde a pessoa já se sente desinchada, com mais disposição, etc.

O Papel: Posso usar a dieta que meu amigo está fazendo? Funciona da mesma forma pra mim?

Ana Luiza: Poder usar pode, sem problema, mas se vai dar resultado aí eu já não tenho como garantir. Porque cada um tem uma necessidade, tem um gasto calórico. A dieta personalizada, ela vai de acordo com o gasto de cada um. E o do amigo pode não ser o mesmo que o seu.

O Papel: O que mais você acha importante informar às pessoas que querem algum resultado com a mudança de sua alimentação?

Ana Luiza: Toda mudança tem resultado, pode ser que não seja imediato, mas o resultado virá, seja em saúde ou em perda de peso ou ganho de massa.  E se com uma dieta você não viu resultado, nós mudamos ela, até começar a ver resultados. Ter um acompanhamento é importante por causa disso, pode ser que a dieta dá resultado nos primeiros meses e depois estabiliza, aí é hora de mudar, para continuar atrás dos resultados… Não deixe de ter um acompanhamento nutricional. Ele é super importante.

- Anúncio -