A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Polícia de Lagoa da Prata (centro-oeste), deflagrou na manhã desta quarta-feira, 08/10/2025, a Operação “Manga de Eixo”.
A Operação Policial cumpriu, simultaneamente, mandados de Prisão Preventiva e Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Divinópolis/MG, Sete Lagoas/MG, Boa Esperança/MG, Manga/MG e Feira de Santana/BA.
A operação é resultado de uma investigação complexa que, mediante afastamento de sigilo telefônico, telemático e bancário, possibilitou, por meio de análise técnica, estabelecer vínculos entre todos os suspeitos, colocando-os nos cenários dos crimes, inclusive identificando o financiador / recepatador dos bens subtraídos.
A investigação apurou crimes de furto qualificado, roubo circunstanciado, receptação e associação criminosa, praticados por um grupo articulado e especializado na subtração de tratores, com atuação em âmbito estadual e ramificação no estado da Bahia.
A operação denominada Manga de Eixo (peça que, se desgastada, pode afetar a estabilidade do veículo, sobretudo em curvas ou manobras), é fundamental para o completo esclarecimento dos crimes e recuperação da “res furtiva”, além de evitar a continuidade das condutas criminosas.





O nome dado à operação policial faz alusão ao município de destino das máquinas roubadas (Manga) e ao trajeto de deslocamento dos criminosos, ou seja, no “eixo” norte / sul, e significa ainda afetar a “estabilidade” da associação criminosa identificada.
A “quadrilha” é responsável pelo furto de um trator na zona rural de Japaraíba/MG, no dia 17/07/2024, e pelo roubo de um trator na zona rural de Lagoa da Prata/MG, no dia 22/07/2024.
Informações da Delegacia de Polícia Civil de Lagoa da Prata.