Em meio ao cenário de crise econômica de 2020, agravado pela pandemia, o Sebrae estimou em abril que encerraríamos o ano com cerca de 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio com até 3 anos e meio em atividade, como uma alternativa na obtenção de renda. Apesar do cenário deixar o assunto ainda mais em pauta no Brasil em 2020, o resultado da pesquisa GEM de 2019, cita que ter o próprio negócio é o quarto sonho mais citado pelos brasileiros (37%), superando o de construir carreira em uma empresa (23%), mesmo com o significativo número de mortalidade de pequenos negócios que observamos no país.
Apesar de ser uma alternativa real visando o sustento, será que empreender é uma opção de realização pessoal e profissional para todos?
Cada pessoa tem as suas características e necessidades para se sentir realizada, por isso penso que generalizar não seja uma boa saída, é preciso analisar as características individuais de cada profissional para o auxiliar na decisão de como construir a sua carreira e a Astrologia nos possibilita essa avaliação.
Cito aqui algumas habilidades que avalio como sendo essenciais para que o profissional se sinta realizado empreendendo e caminhos para a análise no Mapa Astrológico:
LIDERANÇA: mesmo que o empreendimento comece sem funcionários, ainda assim o empreendedor precisa mobilizar parceiros, fornecedores entre outros na direção do seu objetivo e resultados, por isso a habilidade de liderança é fundamental. Para a avaliação dessa competência no Mapa Astral, podemos analisar as posições do Sol e de Marte, tanto o signo em que estão posicionados, quanto a casa e os aspectos. Ter esses planetas posicionados em casas angulares (I, IV, VII e X) por exemplo, denotam uma força desses planetas e uma tendência natural a liderar e estar em evidência, devendo ainda ser considerados os signos e aspectos.
ASSUMIR RISCOS: a simples decisão de empreender implica em assumir riscos e saber como fazer a gestão dos riscos assumidos, por isso é também uma importante habilidade a ser avaliada. Essa é uma competência que no Mapa depende de um conjunto amplo de fatores, mas como ponto de partida poderíamos pensar na posição e aspectos do Sol, signo do ascendente e signo e regente da casa 2. Tanto o Sol quanto o ascendente podem nos dar informações sobre uma atitude mais ou menos inclinada a assumir riscos, sendo os signos dos elementos Fogo e Ar mais competitivos e criativos e os de Terra e Água mais conservadores. Já o planeta regente da casa 2, o signo em que ele está e os aspectos que forma, nos indica qual é o tipo de atitude do profissional em relação ao dinheiro e sua disposição a arriscar, ponto também importante visto que empreender implica em maiores riscos financeiros.
VISÃO ESTRATÉGICA: saber definir quais os objetivos da empresa a médio e longo prazo e traçar um planejamento alinhado as ações diárias é fundamental para que um empreendimento tenha sucesso, por isso a habilidade estratégica também tem uma relevância importante para o empreendedor. Analisar essa competência no Mapa Astral também pode ter diversos caminhos, mas checar a posição e aspectos de Plutão pode ser uma boa alternativa. Plutão é o astro da estratégia e quando em casas angulares (I, IV, VII e X) ou em aspecto com planetas pessoais, essa habilidade tem uma tendência maior de ser bem desenvolvida no profissional. Outro possível caminho de análise é a ênfase no signo de
Escorpião, regido por Plutão, no Mapa Astrológico da pessoa que também inclina a uma capacidade estratégica bem desenvolvida.
+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste LINK !
TEXTO: Vanessa da Rocha | Astróloga Vocacional e Empresarial
INSTAGRAM: @vanessadarocha.astrologia
LEIA TAMBÉM: