
Com o avanço da tecnologia, a manipulação de imagens e vídeos nunca foi tão fácil. O chamado “deepfake” é uma técnica de inteligência artificial que permite a criação de vídeos falsos que podem enganar até mesmo os mais atentos. O termo “deepfake” é uma junção de “deep learning” e “fake” e se refere à utilização de algoritmos de aprendizado de máquina para criar imagens e vídeos falsificados que parecem reais.
Embora a tecnologia por trás do deepfake tenha um potencial incrível para a criação de filmes e jogos, ela também pode ser usada para fins nefastos, como a disseminação de informações falsas e a manipulação de eleições. A ameaça que o deepfake representa para a sociedade é tão grande que a Comissão Europeia está trabalhando em um plano de ação para combater essa tecnologia.
Como se proteger
A boa notícia é que existem algumas maneiras de se proteger contra deepfake. Salientamos algumas dicas:
- Verifique a fonte: antes de compartilhar qualquer vídeo, verifique a fonte e certifique-se de que ela é confiável;
- Fique atento aos sinais de alerta: preste atenção em detalhes como a iluminação, a qualidade da imagem e o movimento dos lábios. Deepfake geralmente apresentam pequenos erros que podem ser detectados se você prestar atenção;
- Use ferramentas de verificação: existem várias ferramentas de verificação de deepfake disponíveis online. Essas ferramentas podem analisar a imagem ou o vídeo em busca de sinais de que ele é falso;
- Eduque-se: mantenha-se atualizado sobre as últimas notícias e desenvolvimentos relacionados ao deepfake. Quanto mais você souber sobre essa tecnologia, mais fácil será detectar quando ela está sendo usada de maneira maliciosa;
- Procurar ajuda de um Perito em Crimes Cibernéticos e apoio Jurídico caso sejam vítimas de ataques de Deepfake;
Em resumo, o deepfake é uma tecnologia preocupante que representa uma ameaça à sociedade. No entanto, com as ferramentas certas e um pouco de educação, é possível se proteger contra essa ameaça. Fique atento e verifique sempre a fonte antes de compartilhar qualquer conteúdo online.

Consultoria e Assessoria:
Orvile Júnior
(37) 99135-0007
Orvile Júnior, é diretor da Empodere-se Tecnologia, empresa líder em monitoramento e detecção de riscos digitais na internet no Brasil. Possuímos tecnologia de ponta para monitorar diversos tipos de riscos na web, como uso abusivo de marcas, fraudes digitais, perfis falsos, phishing, estelionatos digitais, vazamentos de dados, fake news, entre outros.
Atendemos ainda marcas nacionais e internacionais nos mais diversos segmento, pois contamos ainda com Investigação Cibernética, pois somos registrados na ANADIP sob nº A-000398/20 e A.D.B (Associação dos Detetives do Brasil) nº 856/57; Despachante Documentalista em 12 (doze) áreas pelo CRDD/MG sob nº 03323; Perito registrado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT; Perito registrado no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG como Órgão Técnico e Científico na área de Perícia Forense Computacional, Grafotecnia e Documentoscopia; Jornalista e Diagramador com registro profissional, pelo Ministério da Economia nº 0022709/MG.