A ex-presidente da Câmara de LP, Carol Castro (foto: rede social)

A vereadora lagopratense, Carol Castro, foi convidada pela Câmara dos Deputados para receber a Certificação da Rede de Sustentabilidade do Legislativo para a Câmara Municipal de Lagoa da Prata. É a primeira vez, segundo ela, que o Legislativo Municipal recebe essa honraria.

“Essa homenagem é fruto do trabalho desta Legislatura e dos servidores da Câmara em função da implantação do Plano de Logística Sustentável. Estou muito feliz em participar desse grandioso evento em Brasília representando a população de Lagoa da Prata”, comentou a parlamentar.

O Plano

A Resolução 864, de dezembro de 2022, aprovada pela Câmara Municipal de Lagoa da Prata, quando a vereadora era presidente da casa, cria o Programa Câmara Sustentável, estabelecendo diretrizes para a elaboração e implementação do Plano de Logística Sustentável no âmbito da instituição.

Trata-se de um instrumento de planejamento para estabelecer práticas sustentáveis e racionais dos gastos institucionais e processos administrativos, em que são estabelecidas diretrizes que serão avaliadas, planejadas e implementadas no âmbito da casa.

Em resumo, essas diretrizes são: minimização de resíduos sólidos, reutilização e destinação correta de resíduos, gestão de recursos hídricos e energéticos, aquisições sustentáveis, capacitação e conscientização dos servidores públicos e promoção de práticas de sustentabilidade.

- Anúncio -

Essas ações podem resultar em diversos benefícios, tais como a redução da poluição e geração de resíduos, a economia de recursos e energia, a promoção da conscientização e capacitação dos servidores públicos para práticas sustentáveis e a adoção de critérios ambientais na aquisição e uso de equipamentos e materiais.

O evento

A comunicação foi feita hoje, dia 30 de maio, por ofício da Câmara Federal. A solenidade acontecerá no próximo dia 07 de Junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. No mesmo dia ocorrerá também o III Seminário de Sustentabilidade do Legislativo Federal.

Usina solar

A instalação da Usina Fovoltáica na Câmara Municipal, em dezembro de 2022, foi um dos pontos considerados na avaliação da instituição e tem dado resultados positivos aos cofres públicos.

Segundo assessoria da casa, o valor médio da conta de energia elétrica era de aproximadamente R$ 1.000,00 mensais. “Hoje a Câmara paga a taxa mínima, no valor de R$ 83,38, uma economia significante para o município”, afirma a assessoria.

- Anúncio -