Relógio do celular mudou sozinho e pulou 1h a mais em vários celulares
Nesta segunda-feira (15), o despertador de alguns celulares no Brasil acabou tocando 1h antes do previsto.
Segundo foi apurado, uma falha no ajuste do fuso horário dos smartphones parece ter sido a responsável pela mudança.
Relatos publicados nas redes sociais informaram que o problema afetou usuários de iPhone e de Android. Muita gente só percebeu que o relógio do celular estava com 1h a mais depois de ter chegado no trabalho.
O SindteleBrasil, sindicado das operadoras de telefonia e celular, ainda não sabe se o problema está ligado a alguma falha na prestação dos serviços feitos pelas empresas. O órgão afirmou que cada empresa responderia individualmente sobre o caso.
Aparentemente, o problema parece ter afetado mais usuários da operadora TIM.
Horário de verão
Em geral, o Brasil adota o horário de verão em outubro. Mas por conta das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), boa parte do país vai ter que ajustar os relógios no próximo dia 18 de novembro.
Pode ter sido coincidência (ou não), mas o horário de verão no ano passado começou no dia 15 de outubro – exatamente um ano antes.
Para corrigir a hora no iPhone
Vá na parte de configurações e abra os “Ajustes”.
Selecione o item “Geral” e depois “Data e Hora”.
Observe o item “Fuso Horário” e veja se ele está informando mesmo o horário de sua cidade. Caso não esteja, é só selecionar o local correto.
Se mesmo assim a hora não for corrigida, desabilite a opção “Automaticamente”. Assim, você pode configurar a hora manualmente enquanto o problema não é corrigido.
No Android, o procedimento é parecido.
Vá nas “Configurações”, “Gerenciamento geral” e “Data e hora”.
Veja se a opção “Data e hora automáticas” está habilitada. Se estiver, desabilite. Depois disso, você pode alterar a hora manualmente.