José Andrade Nogueira | Psicanalista

A nossa relação com o inconsciente é bem mais comum do que se imagina. Uma serie de situações ocorrem em nosso corpo e comportamentos que partem da relação com o nosso aparelho psíquico e geram desconforto, constrangimento e preocupação.

- Anúncio -

O inconsciente é um termo usado na psicanálise para designar aquilo que não está na consciência, ou seja, não tem vínculos com a nossa percepção convencional. Uma parte integrante do aparelho psíquico que traz traumas e materiais recalcados, jogados para dentro de nossa cabeça e que diz respeito a boas ou más memórias da nossa infância e até mesmo ancestrais e culturais que insistem passar por gerações numa relação não acordada e portanto, imperceptível.

Uma vez, em meu consultório, eu tratei de uma paciente que não podia engravidar, não havia absolutamente nada que os médicos e especialistas pudessem descrever como uma condição para que ela não pudesse fertilizar e dar a luz a um filho. Em minha busca incansável no processo de elaboração (processo que se dá na tentativa de analisar e conhecer o que se passa no inconsciente dos pacientes), eu me deparei enfim, ao estado psíquico e inconscientemente cultural da minha paciente. Fiz uma pesquisa da ancestralidade social da mesma e pude constatar uma firme crença que se estabelecera em seu psiquismo de maneira tal que a mesma passou a desenvolver um ponto de bloqueio em sua cabeça capaz de torna-la infecunda, porém, nada físico, tudo, absolutamente inconsciente e psicanaliticamente fenomenal.

Uma vez, em meu consultório, eu tratei de uma paciente que não podia engravidar, não havia absolutamente nada que os médicos e especialistas pudessem descrever como uma condição para que ela não pudesse fertilizar e dar a luz a um filho“.

Ao descrever para a minha paciente o que estava acontecendo com ela, fui relatando ao mesmo tempo o que os nossos processos mentais podem fazer, inclusive criar um bloqueio em nosso sistema psíquico que a seu caso, o caso desta paciente em questão, a impossibilitasse de dar à luz a um filho.

Depois de pensarmos a respeito e elaborarmos juntos o seu estado inconsciente, esta paciente hoje é mãe de dois lindos bebes que vieram logo em seguida, após o nosso trabalho, o que me encheu de orgulho e felicidade. Nada pode pagar a saúde psíquica de um paciente e nada pode nos fazer tão bem quanto ver que o tratamento analítico deu certo e que aquela pessoa passa a ter a sua vida de volta em seu estado normal ou no mínimo com o seu sofrimento, queixa ou incomodo atenuados.

Pois é, a psicanálise ao longo do tempo, tem sido uma ferramenta veraz no tratamento de pessoas histéricas, ou seja, pessoas que devido um recalque, trauma inconsciente ou mesmo uma experiência ruim no seu passado, passa a desenvolver sintomas como ansiedade, ataque do pânico, medo, descontrole na fala, compulsão alimentar, ou mesmo fobias, cegueira, “loucura” até paralisia em partes do corpo sem que esta tenha sido desencadeada por algum trauma físico ou tenha vindo de nascença.

Como se vê, o nosso inconsciente é poderoso, uma porção bem desenvolvida do nosso aparelho psíquico, uma parte de nós que se relaciona diretamente com o nosso corpo, capaz de promover dor, sofrimento e repetição de comportamentos nocivos ou prejudiciais a saúde da alma e do corpo do sujeito.

Eu convido você a vir comigo e ler cada artigo carinhosa e cuidadosamente desenvolvido para você. Sim, eu lhe convido a ler, buscar conhecimento e talvez, identificar-se com aquilo que nós estamos descrevendo e apresentando no jornal, com a finalidade que você possa desenvolver uma crítica reação ao seu sofrimento, a sua dor e ao seu comportamento. Eu convido você a ficar atento a outros artigos que viram na proposta de apontar o que este sistema psíquico pode fazer quando ainda estamos totalmente à mercê do nosso inconsciente.

Para agendar a sua sessão, entre em contato pelo WhatsApp ou Telegram: (31) 98233-5563 (José A. Nogueira – Psicanalista) e agende sua sessão online na comodidade de sua casa.

- Anúncio -