O mês de maio de 2016 quase passou em branco nos registros pluviométricos da cidade. Com media histórica em torno de 45 mm, a única chuva registrada no mês caiu ontem, 29, com um componente inusitado: o granizo.
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
Choveram 17 mm em aproximadamente 22 minutos na noite desse dia 29. Segundo o arquiteto Carlos Brasil Guadalupe, o Lalinho, a chuva de granizo costuma acontecer de quatro em quatro em quatro anos em Lagoa da Prata, sempre fora da época de verão, quando são mais comuns chuvas fortes. “Com o tempo frio a formação da chuva de granizo fica mais eminente”, informou o arquiteto, que acompanha o comportamento pluviométrico na cidade há mais de trinta anos.
Alguns pontos de alagamento foram identificados na cidade, como na rua Paraíba próximo ao cruzamento com a Santa Catarina. Um internauta postou em uma rede social esta foto.
No centro de distribuição da Embaré, próximo ao trevo secundário, a estrutura metálica da cobertura na entrada do estabelecimento desabou. Essa foto foi enviada por um leitor. Não conseguimos ainda contato com representantes da empresa para saber mais detalhes.
O reflexo da chuva de gelo foi sentido em toda cidade. Ate mesmo o espetáculo do circo instalado na avenida Brasil teve de ser cancelado e o medo dos frequentadores causou correria no local.
“Só quem estava no Circo sabe o susto que passamos. O espetáculo das 18:30 teve que ser cancelado porque ficou mto perigoso devido a chuva, foi uma correria, um caos, os pais correndo com os filhos nos braços, doidos pra sair dali porque todos nós corríamos riscos ali dentro. Mas enfim graças à Deus conseguimos sair do circo bem, o espetáculo que virou um terrível susto….”, publicou no facebook um internauta.
Em vários bairros moradores se assustaram e fotografaram o resultado do fenômeno.