selo da coluna do Hemerson Kenned
Selo da coluna Papo de Pescadô

DESDE 2001 NO JORNAL O PAPEL NÚMERO 712 DATA 16/03/2018

21ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DO ESTADO DE MINAS GERAIS TERÁ CELEBRAÇÃO FINAL DIA  16 DE SETEMBRO, AQUI EM LAGOA DA PRATA

Mais uma vez, o povo de Deus, em romaria, se mobiliza em defesa da irmã água e da mãe terra. Nessa 21ª Romaria das Águas e da Terra de MG, a atenção especial para a bacia do rio São Francisco que está clamando e gritando por revitalização. As romarias tem um sentido simbólico, acham sua fonte na própria marcha da humanidade. Sempre houve lugares que despertaram fascínio sobre as pessoas e para os quais as pessoas foram e vão à busca de algo para suas vidas. As Romarias da Terra aconteceram na esteira do Concílio Vaticano II, que acabou com a ruptura entre povo, palavra e altar. As Romarias tradicionais essencialmente buscam o altar e o Santo, as Romarias da Terra introduziram a “Palavra”, a reflexão. As Romarias da Terra têm um caráter ecumênico e ainda mais macro-ecumênico, incorporando ritos e símbolos de outros religiões ao universo católico. As Romarias da Terra valorizam o religioso, e não falham na sua contribuição profética. Nelas se busca mais que confortar o coração, se busca a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus. As romarias tradicionais estão centradas na individualidade, na promessa, no transcendente e as Romarias da Terra tem como foco o coletivo e a realidade do povo.A CPT realiza Romarias da Terra desde 1978. As primeiras se deram no Rio Grande do Sul e em Bom Jesus da Lapa, Bahia. Há grande diversidade de Romarias, tanto pela periodicidade com que são realizadas, quanto aos locais. Algumas são realizadas pelos regionais anualmente, outras a cada dois ou três anos. Outras não têm periodicidade definida. Alguns regionais realizam suas romarias em lugares tradicionais de romaria, como na Bahia, no Santuário do Bom Jesus da Lapa. O mais comum é que as Romarias da Terra se realizem em lugares marcados por algum fato significativo da luta pela terra: um conflito, a conquista da terra, etc. A maior parte das Romarias é de âmbito regional ou estadual. Algumas são diocesanas. Na primeira década do ano 2000, as Romarias começaram a se chamar de Romarias da Terra e das Águas. Marque em sua agenda : 16 DE SETEMBRO DE 2018 – ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA EM LAGOA DA PRATA. PARTICIPEM….

PAPO DE PESCADÔ PREPARA MAIS UMA VIAGEM INESQUECÍVEL DE TREM

Pensando cada vez mais em proporcionar aos amigos viagens inesquecíveis a baixo custo, a Coluna Papo de Pescadô, Hemerson Kenedy, já prepara mais uma para você amigo leitor. Desta vez no Trem da Valle, BH Vitória, que é a viagem de trem mais longa feita no Brasil. A locomotiva passa por cidades coloniais e pontos históricos de Minas Gerais que ficam ás margens do Rio Doce e Piracicaba, contando com paisagens belíssimas. Por ser uma viagem longa, resolvemos dividi-la ao meio, ou seja, faremos o trajeto de Belo Horizonte até Ipatinga, que dura cerca de 5 horas. Voltaremos às 15:00 no outro carro que vem do Espírito Santo com destino a Belo Horizonte, Vale a pena participar conosco. Será no feriado do dia 21 de abril. Mais informações nas próxima colunas. Fiquem atentos. Viagem boa e barata é com Papo de Pescadô : Viagens sem fins lucrativos. Participem. Você vai adorar !

CAUSO DE PESCADOR – o ladrão de gasolina

No tempo que os carros eram abastecidos sexta-feira, porque no fim de semana os postos de gasolina permaneciam fechados, ( DIZ SER CRIA DE LAGOA….MAS NÃO LEMBRA DISSO, KKKK)  ia sempre pescar com meu irmão Euler, infelizmente já falecido.  Uma sexta-feira, saímos de Lagoa às 18h para ir até a beira do Rio São Francisco a fim de pescar, e sempre levava uma lata de 4 litros com estopa encharcados com óleo queimado por causa dos pernilongos. Chegando na beira do Rio,  era preciso deixar a condução uns 800 metros porque tinha uma porteira fechada com cadeado. Naquele dia, no local já tinha chegado outros pirangueiros e estavam lá uma Kombi, um Corcel e uma Caravam e todos com o tanque cheio, eu acho. Pegamos as nossas tráias e as lanternas e descemos até o rio, e ficamos pescando até as 4h da madrugada. Os outros pirangueiros ficaram, eu acho, até o dia amanhecer. A subida era longa e todos nós estávamos cansados, mas, ao chegar, encontramos todos os carros arrombados, levaram toda gasolina e todos pertences. O do Euler não precisou arrombar, ele esqueceu a trava do capô destravado e ficou sem o estepe, sem macaco e as ferramentas, até um pacote de quirera eles levaram. O jeito foi apelar. O Euler conseguiu tirar o restante da gasolina dos carros e deu para chegar até Lagoa. Nós andamos mais na banguela do que funcionando. Não sei como a turma que ficou se arrumou! O ladrão, que era de uma cidade vizinha, foi pego dois anos mais tarde. Ele vinha com uma caminhonete e trazia um tambor para afanar a gasolina. E, apesar disso, nós continuamos a pescar por ali.

O QUE É O PEIXE NA PÁSCOA

O Peixe na Páscoa é uma das representações que simbolizam a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo.

Alguns apóstolos de Cristo eram pescadores e os primeiros cristãos já incluíam o peixe entre os símbolos das suas crenças. Antigamente, como sinal de esperança na fé em Jesus, os primeiros cristãos costumavam presentear uns aos outros com peixes. O acróstico IXTUS, que significa “peixe” em grego, fazia referência a Jesus. As letras representavam as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios Sopter” que quer dizer “Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador”. Durante a Quaresma – os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa – os cristãos dedicavam-se ao jejum, para lembrar os quarenta dias de penitência em que Jesus passou no deserto e os sofrimentos que suportou na cruz. Esse costume foi reduzido para a Sexta Feira da Paixão, onde o alimento principal passou a ser o peixe. Este ato é considerado entre os cristãos como uma homenagem ao episódio da crucificação de Jesus.

ONIBUS DE PESCA – REGINALDO –  ELITTE PESCA

Mais um nobre amigo aqui de Lagoa da Prata está preparando um ônibus para nos levar nos melhores pontos de pesca do Brasil. Todos que possuem ônibus em Lagoa e região tiveram oportunidade de mostrar aqui na Coluna Papo de Pescadô seus veículos, sem custo algum . Hoje, então, vamos falar um pouco do ELITTE PESCA, DE PROPRIEDADE DO NOSSO AMIGO Reginaldo. Veículo com 6 cama, freezer pro Pescado, salão de passageiros independente da sala de jogos, porta motor de barco, porta barcos, sala de jogos, freezer pra bebida e comida, cabine independente para os motorista e Banheiro. Vale a pena entrar em contato e verificar o novo ônibus de pesca de Lagoa da Prata. Boa sorte ao amigo Reginaldo e boas pescarias. O telefone de contato é : 37 9-9951-6452.

Veja algumas imagens do novo ônibus :

BOM FIM DE SEMANA. ATÉ A PRÓXIMA, SE DEUS QUISER ! ABRAÇO FRATERNO A TODOS.

- Anúncio -