Foto: Borges, chefe dos brigadistas, o presidente do Codema, Junior Nogueira, o Superintendente da Raízen, Leonardo Lovato, o prefeito Di Gianne e o vice Joanes Bosco.

Na manhã do dia 12 de Novembro, sexta-feira, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Codema, prestou uma homenagem à Biosev/Raízen, pela ajuda que a empresa tem dado ao município no combate aos incêndios e queimadas ao longo dos últimos anos.

Foi entregue um certificado à empresa, que esteve representada pelo seu superintendente Leonardo Lovato e pelo chefe dos brigadistas Borges, representando os colaboradores da linha de frente do setor.

Estiveram presentes o prefeito Di Gianne Nunes, o vice-prefeito Joanes Bosco, o comandante da Guarda Municipal Uillian Goulart, membros do Codema e representantes da imprensa local.

O evento aconteceu no Teatro Municipal Fausto Rezende e logo após a homenagem, foi servido um coquetel aos presentes.

Fábula do beija-flor

O presidente do Codema, Junior Nogueira, lembrou a famosa fábula do beija-flor que tenta apagar um incêndio na floresta carreando água em seu bico, representando a importância de cada um fazer a sua parte. Em contraponto, ele disse que na realidade, se não existe um exército de beija-flores, é preciso uma força maior, um apoio mais forte que possa garantir a segurança da comunidade, relacionando essa força à presença da brigada de combate a incêndios da Raízen.

“Aqui em Lagoa da Prata felizmente a gente pode considerar como o suporte de um irmão mais velho, um braço forte que ampara a gente nestas situações, a Biosev até meses atrás e agora a Raízen. Todas as vezes que a empresa foi solicitada a ajudar, nestas situações de desespero, eles prontamente enviaram sua brigada, colocaram lá os seus profissionais e seus equipamentos, bancando os custos, assumindo riscos, independentemente de qualquer reconhecimento. A empresa sempre esteve pronta e disposta a ajudar e muitas das vezes não recebeu sequer um telefonema de agradecimento. Por isso esse momento hoje é pra fazer esse reconhecimento de público que é muito merecido”, disse o presidente do Codema.

O superintendente da empresa, Leonardo Lovato, agradeceu o reconhecimento e disse que com a transição da Biosev para a Raízen, o compromisso de parceria continua mantido e tende a ser melhorado.

“É muito gratificante estar vindo aqui hoje em nome da Raízen receber essa homenagem. A gente tem uma parceria já de vários anos, desde a Biosev e agora da Raízen. Pra gente, independentemente de qualquer coisa, é um ponto que não se discute. Nestas questões ambientais a empresa sempre foi muito responsiva, a gente sempre atuou e vai atuar, nada muda nessa transição com relação às parcerias que a gente tem com a cidade. Com relação à brigada, toda a tecnologia que é empregada, a gente tem uma estrutura bem robusta, em torno de 195 brigadistas, bombeiros, trabalhamos com helicópteros, com imagens de satélite, de tudo isso aí nada muda. Muito pelo contrário, a Raízen está agregando mais tecnologia a isso. Então a gente entende que é nosso dever manter essas parcerias com as questões ligadas ao meio ambiente e relacionadas à comunidade”, afirmou.

O vice-prefeito Joanes Bosco disse que a prefeitura está aberta a colaborar para reforçar a parceria com a comunidade.

“Como foi sofrido, graças à Deus que a Biosev tava presente ali 24 horas. A gente tem muito que agradecer essa parceria. E essa parceria vai continuar, contem conosco na administração, o que precisar a Raízen a gente tá com as portas abertas”, declarou o vice-prefeito.

O prefeito Di Gianne lembrou a atuação da empresa no combate ao incêndio ocorrido no condomínio Las Palmas, ao lado da região da turfa, em agosto deste ano, que quase atingiu aquela área crítica.

“A maior preocupação que a gente tinha era o tanto que seria prejudicial pra nós naquele momento em função da Covid. A fumaceira da turfa chega aqui perto da praia, é uma neblina de coisa de dois quilômetros. A cidade inteira fica enfumaçada, com a questão da turfa. E vocês não deixaram isso acontecer. Seria uma tragédia sem precedentes. Então a gente tem que agradecer demais por ter esse diálogo com a empresa”, concluiu o chefe do Executivo Municipal.

- Anúncio -