Prefeito André Melgaço, de Pequi, é eleito Presidente por unanimidade
Na manhã da última quarta-feira (15), em Assembleia do consórcio realizada no Salão Lions Clube, em Pitangui, o Presidente e prefeito de Santo Antônio do Monte – Léo Camilo, finalizou o mandato empossando o novo presidente do CIAS.
André Melgaço – prefeito de Pequi, foi eleito Presidente ao lado do vice-presidente Fernando Andrade, prefeito de Bom Despacho. A chapa venceu a eleição por unanimidade, presidindo o consórcio durante o biênio 2025/2026.
O Presidente do CIAS ressalta a importância do consórcio, “é extremamente relevante para a região centro-oeste mineira, nós vamos dar seguimento ao excelente trabalho realizado pelo Léo Camilo colocando em prática a licitação do projeto de concessão de resíduos sólidos, para solucionar o problema ambiental e de saúde pública dos municípios. Grande parte das cidades que fazem parte do consórcio ainda tem um problema grave com o lixo, é preciso resolver para que os municípios tenham um meio ambiente saudável”, relata André Melgaço.
Na cerimônia, o ex-presidente do CIAS e prefeito de Santo Antônio do Monte, discursou aos presentes, “foi uma honra ser presidente do consórcio durante dois mandatos consecutivos com a confiança de 31 municípios consorciados em nosso trabalho. O CIAS é um consórcio sólido que desenvolveu significativamente o projeto de concessão dos resíduos sólidos juntamente com o FEP Caixa – Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão, e conta com a coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos, vinculada à Casa Civil da Presidência da República e com o apoio do Ministério das Cidades. Também possui o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e o acompanhamento do Ministério Público. É gratificante entregar o mandato para André Melgaço e Fernando Andrade, que vão continuar o trabalho para findar os lixões nos municípios consorciados”, ressalta Léo Camilo.
Para o vice-presidente Fernando Andrade, afirma que é uma satisfação fazer parte do mandato, “nós vamos trabalhar juntos para fortalecer a região. Essa conquista é de todos que acreditam no nosso trabalho para um futuro melhor”, finaliza.
A Assembleia também elegeu cinco prefeitos para o Conselho Fiscal, foram eleitos Alexandro Coelho Ferreira (Dores do Indaiá), Gumercindo Pereira (Onça de Pitangui), José Bonaparte Vasconcelos Fonseca (Maravilhas), Osvaldo de Souza Maia (São Gonçalo do Pará) e Wesley Moreira Lima (Conceição do Pará).
O evento contou com a participação dos prefeitos e secretários municipais das cidades que compõem o consórcio.
Prefeitos dos municípios que compõem o consórcio
Sobre o CIAS Centro Oeste
O consórcio busca soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo prioridade o descarte correto para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o atendimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES).
Atualmente 31 munícipios integram o consórcio, beneficiando uma população de aproximadamente 660 mil habitantes.
Municípios
Abaeté, Araújos, Biquinhas, Bom Despacho, Cedro do Abaeté, Conceição do Pará, Córrego Danta, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Igaratinga, Leandro Ferreira, Luz, Maravilhas, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Paineiras, Papagaios, Pequi, Perdigão, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste e Serra da Saudade.
Assessoria de comunicação:
Candice Frederico
(11) 98983-1287