São Frei Galvão é o primeiro santo brasileiro que de fato nasceu e viveu no Brasil. Frei Galvão tinha o costume de passar pelos vilarejos do interior de São Paulo, região em que nasceu, para realizar as pregações. Há muitos milagres que são associados ao santo, entre eles está o ocorrido com uma mulher do Estado de São Paulo chamada Sandra Grossi de Almeida.
Sandra tinha o desejo de engravidar, porém por causa de uma má formação no útero, ela não conseguia realizar o seu sonho de ser mãe. Em 1999, após ter passado por dois abortos espontâneos, ela engravidou novamente. Já no começo da gestação Sandra teve sangramentos e, assim, ela ficou desesperada diante da ideia de perder mais um filho.
Foi então que Sandra conseguiu as pílulas de frei Galvão, que são pequenos de papel enrolados. Um dia após consumir as pílulas, que hoje são consideradas milagrosas, o sangramento de Sandra teve fim e ela conseguiu ser mãe.
Essas pílulas milagrosas surgiram entre 1785 e 1788. A história por trás delas conta que frei Galvão, um frade franciscano, já que era muito conhecido pelas suas pregações e ações pelos mais pobres, recebeu a visita de um homem muito aflito, que relatou que a sua esposa gestante estava com dificuldades no parto. Além dele, outro homem também chegou pedindo pela ajuda de frei Galvão, uma vez que seu filho estava com problemas de saúde.
Para atender os dois pedidos ao mesmo tempo, o frade escreveu uma oração, cortou o papel em pequenos pedaços e entregou aos homens. Frei Galvão, então, disse que os enfermos precisavam tomar essas “pílulas”, assim como faziam com um remédio tradicional. O milagre de cura ocorreu com os doentes e dessa forma nasceu a crença sobre as pílulas milagrosas de frei Galvão.
Em 2007, o papa Bento XVI, em uma visita ao Brasil, canonizou frei Galvão e o tornou o primeiro santo brasileiro. A canonização ocorreu no Campo de Marte, em São Paulo. Já a data escolhida para celebrar os milagres e a vida do santo foi 25 de outubro.
Além de São Frei Galvão, a Madre Paulina, que foi canonizada em 2002, também é considerada uma santa brasileira, já que passou grande parte da vida no país. Porém, Madre Paulina nasceu na Itália. Por essa razão, São Frei Galvão é o primeiro santo que nasceu e viveu no Brasil.
+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste LINK !
Oração a São Frei Galvão para receber bênçãos
“Deus, nosso Pai, que por Vosso amor imenso nos deste Frei Galvão e, por meio dele, realizastes obras admiráveis, nós Vos agradecemos por tão grande presente. Obrigado, Senhor, pela sua vida, pela sua obra grandiosa, por lembrar-se de nós por meio de Vosso servo e nosso irmão Frei Galvão. Que nossa vida seja palavra e sinal do Vosso Reino. Ajuda-nos a crescer em sabedoria, idade e graça, a crescer, cada vez mais, na vivência concreta e histórica do amor fraterno, partilhando o que somos e o que temos, de modo especial com os mais necessitados. Fazei-nos instrumentos de vosso amor: onde houver pobres, marginalizados e necessitados, que levemos, como Frei Galvão, o pão da presença amiga e solidária, que se traduz em gestos concretos de solidariedade e promoção à vida. Senhor, dai-nos acolher, com o coração alegre, todos os irmãos que passam pela nossa vida, buscando paz, alegria, palavra de conforto e presença amiga. Despertai-nos para o amor e para a devoção a Vossa Mãe Santíssima, ajudai-nos a venerá-la sempre como Imaculada a proclamá-la santa com nossa palavra, e principalmente com a nossa vida. Fazei que sejamos sempre seus filhos, e que a ela recorramos sempre, agora e na hora da nossa morte. Senhor, que derramastes Vosso Espírito Santo em Frei Galvão, e por meio dele operastes maravilhas, derramai sobre nós Vosso Espírito, reacendendo em nós o fogo do amor, do ardor missionário. Aumentai nossa fé! Fazei que nos coloquemos diante de Vós como Vossos fiéis servidores, obedientes à Vossa Palavra. Peço-Vos, por tudo que fez e sofreu o Vosso servo Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém.”
Crédito pela oração: site Canção Nova
LEIA TAMBÉM:
Salmos para um amor feliz: veja as orações de cada signo