No mundo digitalizado em que vivemos, os cibercriminosos estão constantemente inovando suas técnicas para enganar e roubar informações das pessoas. Uma das mais recentes e sofisticadas formas de fraude é a clonagem de rosto e voz usando Inteligência Artificial (IA). Este golpe, que combina tecnologias avançadas com engenharia social, tem alarmado autoridades e nós especialistas em segurança cibernética.

Modus Operandi:

O golpe da clonagem de rosto e voz opera de maneira sorrateira e altamente persuasiva. Primeiro, os cibercriminosos utilizam algoritmos de IA para criar clones digitais extremamente realistas do rosto e voz de uma pessoa. Esses clones são capazes de imitar com precisão os gestos faciais, expressões e até mesmo a entonação vocal da vítima.

Em seguida, os golpistas entram em contato com às potenciais vítimas (parentes e/ou amigos), muitas vezes por meio de chamadas telefônicas ou mensagens de texto, fingindo serem conhecidos, colegas de trabalho, ou até mesmo autoridades. Usando a voz e a imagem clonadas, eles tentam convencer as vítimas a revelar informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou dados bancários ou solicitam dinheiro emprestado através de PIX, para uma emergência.

A persuasão é a chave neste golpe, já que os clones digitais são tão convincentes que as vítimas podem não suspeitar que estão sendo enganadas.

- Anúncio -

Como se Proteger:

Embora o golpe da clonagem de rosto e voz seja extremamente sofisticado, existem medidas que podem ser tomadas para se proteger:

1. Desconfie de solicitações de informações confidenciais por telefone ou mensagem: Sempre verifique a identidade da pessoa que está solicitando informações confidenciais. Se houver dúvidas, entre em contato diretamente com a pessoa ou instituição em questão por meios seguros, caso não seja possível procure um Perito contra crimes cibernéticos.

2. Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras: Não divulgue senhas, números de cartão de crédito ou outras informações confidenciais por telefone ou mensagem, a menos que tenha certeza absoluta de que está lidando com a pessoa certa.

3. Fique atento a sinais de fraude: Esteja atento a inconsistências na comunicação, como erros de gramática ou pressão para fornecer informações rapidamente. Se algo parecer suspeito, confirme a identidade da pessoa por meio de outras formas de comunicação.

4. Mantenha seus dispositivos seguros: Utilize softwares de segurança atualizados em seus dispositivos e evite clicar em links ou baixar anexos de fontes desconhecidas.

5. Esteja ciente das tecnologias emergentes: Mantenha-se informado sobre as últimas tendências em segurança cibernética e golpes online para estar preparado para novas ameaças, como a clonagem de rosto e voz.

Ao permanecer alerta e adotar práticas de segurança robustas, podemos reduzir significativamente o risco de sermos vítimas desses golpes enganosos e prejudiciais, caso ainda não possua seu smartphone blindado, por um especialista cogite efetuar a configuração segura do sistema operacional e de suas informações é o serviço que possuímos de blindagem de smartphones somos pioneiros na área.

Consultoria e Assessoria:

Orvile Júnior

www.instagram.com/empodereseti

(37) 99938-0008

Orvile Júnior é reconhecido como CEO da Empodere-se Tecnologia, uma empresa líder no Brasil em soluções abrangentes para segurança digital. Com vasta experiência em perícia computacional forense, investigação cibernética e recuperação de dados.

Atendemos ainda marcas nacionais e internacionais nos mais diversos segmento, pois contamos ainda com Investigação Cibernética e Perícia Computacional Forense, possuo certificação BlackBelt pela UPSkills que adiciona uma expertise ainda mais especializada em tecnologia e criptografia, capacitando-me a lidar com desafios complexos nesse campo em escala global e certificação internacional Especialista Certificado em Segurança de Rede (CNSS), pela ICSI (International CyberSecurity Institute), somos registrados na ANADIP (Associação Nacional dos Detetives e Investigadores Privados do Brasil) sob nº A-000398/20 e A.D.B (Associação dos Detetives do Brasil) nº 856/57; Professor Internacional pela ITIC (International Teacher Identity Card) validada, pela UNESCO/ONU sob nº T 055 200 714 641 M nas áreas de Tecnologia, Segurança da Informação e Criptografia, Despachante Documentalista em 12 (doze) áreas pelo CRDD/MG (Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas de Minas Gerais) sob nº 03323; Técnico em Administração com Habilitação no CRA-MG (Conselho Regional de Administração de Minas Gerais) sob nº 15-000527/D; Auxiliar do Conselho de Justiça Federal (AJG); Perito registrado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT; Perito registrado no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG como Órgão Técnico e Científico na área de Perícia Forense Computacional, Grafotécnica e Documentoscopia; Jornalista, Repórter Fotográfico e Diagramador com registro profissional sob nº 0022709/MG, pelo SJP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais) e FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas).

- Anúncio -