GOLPE DO CONSIGNADO TEM NOVA VERSÃO EM 2023
O golpe do consignado é uma prática criminosa que já vitimou inúmeros aposentados e pensionistas em todo o país. A modalidade de fraude, que consiste em oferecer empréstimos com juros baixos, se popularizou com o aumento da margem consignável para esses beneficiários, em 2020. Agora, uma nova versão do golpe vem causando ainda mais prejuízos.
O golpe do consignado tem como alvo principal os idosos, que muitas vezes não têm conhecimento suficiente sobre os seus direitos e acabam caindo em armadilhas. Na nova modalidade do crime, os estelionatários se aproveitam de uma brecha na legislação para fazerem empréstimos em nome das vítimas, sem o seu conhecimento ou consentimento.
De acordo com o Departamento de Polícia Federal – DPF, os golpistas agem por meio de empresas fictícias, que se apresentam como correspondentes bancários autorizados. Eles conseguem acessar as informações pessoais dos beneficiários, incluindo dados bancários e informações sobre o benefício, e utilizam essas informações para fazerem empréstimos fraudulentos.
O prejuízo financeiro para as vítimas pode ser enorme, já que muitas vezes o valor do empréstimo é descontado diretamente do benefício previdenciário. Além disso, a vítima pode ter o seu nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito, sem ter solicitado o empréstimo.
Para evitar cair no golpe do consignado, é importante que os aposentados e pensionistas tenham bastante cuidado com a contratação de empréstimos. É fundamental que se verifique a idoneidade da empresa e que sejam exigidas informações claras e detalhadas sobre as condições de pagamento, pois os golpistas estão adquirindo uma espécie de “kit fraude” com vários dados reais de aposentados e pensionistas, o que passa “certa” credibilidade no contato.
Também é importante que as vítimas registrem boletim de ocorrência e se for o caso conte com um perito em crimes cibernéticos e apoio jurídico, caso tenham sido lesadas pelo golpe. Com a denúncia, a polícia pode identificar os criminosos e buscar a recuperação dos valores desviados.
O golpe do consignado é uma prática criminosa que causa danos irreparáveis a muitos idosos em todo o país. Por isso, é preciso estar alerta e tomar todas as precauções necessárias para evitar cair nas armadilhas dos criminosos.
Consultoria e Assessoria:
Orvile Júnior
www.empodereseti.com.br
(37) 99135-0007
Orvile Júnior, é diretor da Empodere-se Tecnologia, empresa líder em monitoramento e detecção de riscos digitais na internet no Brasil. Possuímos tecnologia de ponta para monitorar diversos tipos de riscos na web, como uso abusivo de marcas, fraudes digitais, perfis falsos, phishing, estelionatos digitais, vazamentos de dados, fake news, entre outros.
Atendemos ainda marcas nacionais e internacionais nos mais diversos segmento, pois contamos ainda com Investigação Cibernética, pois somos registrados na ANADIP sob nº A-000398/20 e A.D.B (Associação dos Detetives do Brasil) nº 856/57; Despachante Documentalista em 12 (doze) áreas pelo CRDD/MG sob nº 03323; Auxiliar de Justiça do Conselho de Justiça Federal (AJG) – NUJUFE; Perito registrado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT; Perito registrado no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG como Órgão Técnico e Científico na área de Perícia Forense Computacional, Grafotecnia e Documentoscopia; Jornalista e Diagramador com registro profissional, pelo Ministério da Economia nº 0022709/MG.