source

A horta vertical costuma ser uma boa opção para quem tem pouco espaço, mas quer  cultivar temperos e levar um pouco de verde para a casa. Se esse é o seu caso, o primeiro passo é entender quais são as as possibilidades para montá-la.

horta vertical
Reprodução/ Pinterest/ Juliana Lopez/ Bruna Vieira

A horta vertical é uma saída para quem tem pouco espaço, mas quer cultivar temperos em casa

“É importante que a pessoa observe se há incidência de luz solar, pelo menos 4 horas por dia. Pode ser numa sacada ou perto de um local que tenha entrada do sol”, fala Amanda Inoue, da Isla Sementes.

Depois, entender como vai montar a horta vertical. As possibilidades são muitas: vasos na parede, painéis, garrafas pet… É possível comprar uma estrutura pronta ou montar de acordo com a sua criatividade e materiais disponíveis — abaixo vamos te dar algumas inspirações.

Como montar uma horta vertical 

Amanda explica que como os vasos vão ficar na parede, um sobre o outro, isso acaba limitando o que será plantado. Dependendo da altura, pode ser que o vaso não sustente, como é caso de pimentão ou tomate. “O que mais se utilizam são temperos e folhosas que são mais baixas, como alface, rúcula, salsinha, manjericão, que são interessante ter frescos para cozinhar”, orienta. Segundo ela, morangos também são uma boa opção.

- Anúncio -

“É importante fazer no vaso uma camada que seja um dreno para a água, nos gardens vendem, podem ser pedras, argilas, etc. Depois camada de feltro ou manta de drenagem para que o substrato na sequência não desça e suja o vaso/parede. Esse substrato pode ser encontrado pronto ou se não, tem a opção de fazer o preparo, misturando a terra vegetal e um composto. O ideal é usar a proporção 2 para 1: dois terços de terra vegetal para um de substrato”, ensina. Depois disso, é só escolher e plantar as mudas.  

É importante observar se os vasos não vão ficar muito aglomerados. “Faça o plantio das mudas e se possível colocar uma cobertura como palhada, para que ao irrigar, você mantenha a umidade do substrato”, diz. Ela ainda comenta que não há uma regra sobre a frequência e quantidade da regra. “É importante observar se o substrato está úmido, mas não encharcar. Coloque a mão para ver se está úmida ou não e vá regando de acordo com sua umidade”, orienta.

Ainda em relação ao cuidado, Amanda orienta usar adubo uma vez por semana. 

Horta vertical: inspirações

Como falado anteriormente, existem diferentes formas de fazer uma horta vertical. É possível fazer com garrafa pet, cano de pvc, latas ou vasos. Tudo vai depender do espaço, material e criatividade. Veja algumas inspirações.

Pallet

horta vertical
Reprodução/ Pinterest/ Tati Ferreira/ Jean Ness

Vasos em pallets são uma das formas mais comuns de horta vertical

Suspensa

horta vertical
Reprodução/ Pinterest/ Better Homes and Gardens/ Le Journal de La Maison

Não tem uma parede disponível? Você pode fazer uma horta com alguns vasos suspensos

Garrafa pet

horta vertical
Reprodução/ Pinterest/ Vaine Patrocinio/ Top Buzz

Uma forma barata de fazer uma horta vertical é usando garrafa pet

Fonte: IG Mulher

- Anúncio -