Dr. Ciro na Acadelp
Na foto, com os colegas da Acadelp, dr Ciro está sentado ao lado do amigo Lalinho Guadalupe e da esposa Fatinha (Foto: acervo Acadelp).

Dr. Ciro dos Santos falece aos 94 anos em Lagoa da Prata

Médico, escritor, ex-vereador, acadêmico, benfeitor. Dr. Ciro dos Santos faleceu na noite desta quinta-feira, dia 05 de abril de 2018, após uma parada cardíaca no Hospital São Carlos, em Lagoa da Prata, onde estava internado há cerca de duas semanas em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Até o incidente, ainda com 94 anos de idade, continuava prestando serviços como médico na cidade, atendendo em seu consultório particular na região dos hospitais.
De acordo com o amigo e historiador Carlos Brasil Guadalupe, Dr. Ciro veio pra Lagoa da década de 50. “Ele veio a convite do Irineu Lobato, irmão do Romeu. Ele gostou da cidade e casou-se em 1954 com Maria Belarmina Guadalupe, a Bela (falecida em 71). Era o segundo médico de LP, o primeiro era o Dr. Carlos”, conta Lalinho.

Entre vários legados, Dr. Ciro fez a Clinica Nossa Senhora de Guadalupe, que chegou a ser o maior hospital do município à época. Durante sua vida, casou-se duas vezes e teve três filhos. Foi um dos fundadores do Rotary Club na cidade, da Academia Lagopratense de Letras – ACADELP e da Futura – Fundação de Cultura de Turismo de Lagoa da Prata – ao lado de Silvério Rocha, Dona Alexandrina (ambos in memorian) e do amigo Lalinho. Apesar da naturalidade gaúcha, é definido pelo arquiteto como “um dos lagopratenses mais ilustres de todos os tempos”.

Dr. Ciro também assinou por vários anos uma coluna com seu nome no Jornal O Papel, onde contava histórias e discorria sobre assuntos relacionados à cidade. Seu português impecável – até na pronúncia da língua pátria e sua dialética impressionante o configuraram como um dos maiores oradores – senão o maior, em ocasiões que de improviso discorria sobre qualquer assunto em qualquer ocasião, solene ou informal, encantando seus ouvintes.

Ainda não foi divulgado o horário do sepultamento.

Mais informações podem ser veiculadas a qualquer momento.

- Anúncio -