Houve fechamento da rua na frente da unidade – ação foi controlada em duas horas
Na noite desta quarta-feira, 17 de Julho, diversas viaturas policiais se dirigiram com sirenes ligadas para o presídio de Lagoa da Prata, na rua Joaquim Gomes Pereira. A ação chamou a atenção das pessoas e suscitou nas redes sociais diversos boatos sobre uma eventual rebelião na unidade prisional.
De fato, o que houve foi um início de insurgência em algumas celas. Segundo fontes, o movimento – que começou por volta de oito e meia da noite, ganhou adesão de outros detentos e chamou a atenção por conta do barulho feito nas celas. Entretanto, a ação foi contida sem maiores transtornos.
Matéria veiculada pelo portal lagoadaprata.com informa que 39 presos, divididos em três celas, estavam se amotinando por insatisfação com regras a serem cumpridas na unidade. Eles teriam bloqueado a visão dos policiais utilizando colchões para obstruir as portas das celas e uma parede na cela 03 chegou a ser danificada.
A Polícia Militar foi acionada para dar suporte e a rua onde fica localizado o presídio foi cercada pelas viaturas. O grupamento de intervenção rápida da penitenciária de Formiga também foi acionado e controlou a situação em cerca de duas horas.
Foram realizadas revistas nas celas mas não foram encontrados objetos que fossem motivo de preocupação. As famílias dos detentos foram comunicadas da normalidade da situação e, até segunda ordem, não deve haver alteração na rotina de funcionamento e nas visitas.