Afinal o que é Pilates? Quais são os seus benefícios? O Pilates substitui a musculação?

Fizemos estas perguntas à fisioterapeuta Mariane Vale, que coordena a clínica Fisio Center em Lagoa da Prata. Especialista em fisiologia do exercício, natural de Formiga-MG e atuando em nossa cidade desde 2007, ela foi pioneira na utilização do método em LP. Ela explicou de forma bem objetiva os benefícios dessa técnica – desenvolvida pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates em meados de 1920 como método de condicionamento físico e que pode ser praticada por praticamente qualquer pessoa, de todas as idades, desde atletas de alto rendimento até pessoas com mobilidade reduzida.

“O Pilates é prevenção, é tratamento e pode ser sim, uma atividade física”, explica Mariane.

“Pilates e musculação são modalidades bem distintas, que trabalham o corpo com estímulos e objetivos bem diferentes. Um não substitui o outro.  Um complementa o outro, trazendo mais saúde, disposição e resultados”, continua a fisioterapeuta.

Segundo ela, o Pilates não é apenas um conjunto de exercícios prontos e generalizados. Ele é orientado por fisioterapeutas que prescrevem o exercício de acordo com a necessidade, a capacidade e os objetivos de cada pessoa. Seja ele o aumento de força e flexibilidade muscular. “Melhora na postura, no equilíbrio e na concentração”, complementa.

“O Pilates é acessível a todos. Desde um atleta de alto rendimento a um idoso. Adolescentes, jovens, gestantes e deficientes físicos também podem praticar, pois, respeitamos sempre a capacidade e a necessidade de cada um”, explica Mariane.

Os exercícios são realizados em aparelhos específicos, construídos para essa finalidade e também nas famosas bolas suíças, construídas em material elástico macio e com pressão ajustável.

As fisioterapeutas Mariane Vale e Cecília Meireles

Venha nos dar o prazer da sua visita, marque conosco uma aula experimental.

Fisio Center é um espaço completo para a sua saúde e bem-estar.

- Anúncio -