source
óleos essenciais
Lu Fernandes

Óleos Essenciais

Muitas pessoas que menstruam todos os meses passam alguns perrengues com a famosa e temida Tensão Pré-Menstrual (TPM), que tem como sintomas mais comuns dores de cabeça, cólicas, inchaço, dores nos seios e oscilações frequentes de humor, como disse em entrevista prévia ao Delas, a ginecologista Maria Elisa Noriler. 

Várias técnicas podem ser usadas para tentar amenizar os sintomas, Entre eles os óleos essenciais podem ser aliados para deixar esse período mais suave.

- Anúncio -

Os óleos essenciais são compostos aromáticos vegetais que contêm alta concentração de princípios ativos da planta da qual foram extraídos. Esses produtos naturais podem ser usados de diversas formas. Eles ajudam a auxiliar tratamentos complementares da medicina alopática tradicional, até prevenir algumas condições de saúde. 

A empresa Phytoterápica, focada em óleos essenciais e produtos cosméticos 100% naturais, indica quais os melhores para ajudar a amenizar a tensão pré menstrual. Confira:

 Artemísia  

A Artemísia é considerada uma das plantas mais completas da flora medicinal. Seu óleo essencial é indicado em casos de cólicas menstruais e estomacais, bem como enjoos e indigestão. Também é útil na TPM, menopausa sendo calmante para o sistema nervoso.

 Gerânio 

O Óleo Essencial de Gerânio é extraído das folhas que são muito aromáticas. Muito indicado para os distúrbios femininos, como sintomas da menopausa e TPM, cólicas menstruais, fluxo irregular, seios doloridos e inchaço dos pés. Além disso, é indicado para problemas emocionais como ansiedade, insônia, nervosismo e tensão. Nos cuidados com a pele, é adstringente, tônico, equilibrante das glândulas sebáceas, cicatrizante e anti-inflamatório. 

Lavanda

Indicado como calmante, sedativo e hipotensor. Equilibra o SNC (Sistema Nervoso Central), atuando contra depressão e insônia. Além disso, é analgésico e anti-inflamatório, cicatrizante, regenerador das células da pele e antisséptico. Também é útil em distúrbios femininos como cólicas, fluxo irregular, corrimentos, leveduras e nos sintomas da TPM.  

 Sálvia Esclareia 

De aroma doce e relaxante, este óleo é muito indicado para tratar os sintomas da TPM e menopausa. Ele auxilia no equilíbrio hormonal, regula a menstruação, diminui cólicas, mudança de humor, calores decorrentes da menopausa, bem como depressão, irritabilidade e ansiedade. Além disso é hipotensor, tônico para o sistema nervoso, digestivo, anti-inflamatório, desodorante e antisséptico, diminuindo a sudorese e mau odor corporal.

Fonte: IG Mulher

- Anúncio -