PARA INÍCIO DE CONVERSA

Chega até você amigo leitor, mais um Papo de Pescadô. Peço licença para entrar em sua casa através desta página do Jornal O Papel, e apresento a vocês a Coluna de Número 766. Muita coisa boa pra hoje gente do bem !!!!! Prepare-se para ler e se divertir um pouco com o nosso papo agradável, alegre e feito especialmente para você. Sempre me declarei, aqui mesmo em nosso papo, e as pessoas que me conhecem, como um incorrigível otimista. E não seria agora, nem mesmo diante da onda de pessimismo que tomou conta de muita gente, que eu mudaria de lado. Ser otimista, meus prezados leitores, não é o mesmo que ser irresponsável. Temos que ser responsáveis, seguir as orientações das autoridades, proteger as pessoas que amamos e ter muita Fé em Deus que tudo isso vai passar e sairemos bem melhores. Desejo uma boa leitura.

DICAS DE PESCA

PESCARIA NO INVERNO.

O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 21 de junho e acaba no dia 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve. A palavra “inverno” tem origem no latim hibernu, que significa “tempo hibernal”. No período de inverno não ocorre aquela euforia dos peixes como no verão, o que dificulta pescá-los e até mesmo encontrá-los. Isso ocorre porque os peixes se adaptam à temperatura em que estão, já que são animais pecilotérmicos ou ectotérmicos. … Ainda assim, é muito possível que você consiga fazer uma boas pescarias. Então lhe desejo sucesso em suas pescarias neste período que estamos prestar a entrar e lembre-se : 4 ou 5 peixes já fazem uma festa danada em sua casa com a esposa. Traga seu lixo de volta. Não polua e não destrua o meio ambiente. Seja um pescador consciente. Boa pescaria amigos.

TORNEIOS DE PESCA

Que o novo corona vírus causou diferentes impactos é sabido e, como uma das principais formas de reduzir o número de contágios foi realizando a quarentena, em que as pessoas se isolaram em casa, Isso trouxe mudanças para aqueles que estão à frente dos eventos de pesca esportiva, principalmente o nosso já tradicional Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré. Tenho fé em Deus que ele revogará a sentença e para o segundo semestre, no mês tradicional do Torneio, em setembro, tudo estará melhor. O competidor não consegue ficar sem participar de um torneio de pesca esportiva. Setembro é a data mais distante que encontramos e é antes do período de chuvas e por conta da piracema. Ainda assim, nós combinamos que, no mês de agosto, vamos fazer uma reavaliação para saber se ainda é válido realizar o torneio, pois estamos atentos aos dados sobre a pandemia. Neste momento de dificuldade que o mundo todo está vivenciando, devemos pensar em primeiro lugar na saúde do nosso povo, seguindo com todo rigor as orientações das autoridades mundiais de saúde. O momento ainda não nos dá certeza quanto a retomada integral das competições de pesca esportiva, mas, tomando todos os cuidados necessários, aos poucos estaremos de volta com nosso torneio. Pelo decreto municipal hoje estaria proibido a realização do nosso torneio. Entramos em contato com o Sr. Vitor e Sr. Sotero Greco, nossos amigos do IEF, que nos informaram que por enquanto não existe nenhuma recomendação. Vamos aguardar um pouco mais. Queria deixar apenas um recado aos pescadores que amam e praticam a pesca esportiva, uma palavra de otimismo, acreditando que iremos superar esse momento difícil que atravessam todos os segmentos da sociedade. Fé, precaução e oração.

UMA HISTÓRIA DE PESCADOR PARA FINALIZAR E ALEGRAR SEU FINAL DE SEMANA

O MAIOR PESCADOR DA CIDADE

Caros amigos pescadores que possuem o saudável hábito de ler essa modesta coluna aqui no Jornal O Papel. O fato que vou narrar hoje, acreditem se quiserem, me foi contado por um passarinho… Verdade, pessoal, ele, o pássaro encantado, me disse que na cidade de Luz, aqui ao lado, povo simpático, povo amigo, povo de Deus, mora um pescador conhecido pelo nome de “ADELMO PICA PAU i”. Pensem num pescador que não sai da beira dos rios, córregos e lagoas aqui da região. Ele mesmo, “Adelmo Pica Paua”! Dono de dezenas de varas de lambari, o homem vasculha os rios da região duas vezes por dia, os sete dias da semana, sem tirar férias! Querem saber onde está o Adelmo? Na beira de algum rio, com mais de uma vara na mão, pegando lambaris, mandis, piranhas, corvinas e outros peixes! Dizem que ele não dorme de tanta ansiedade! Uma ocasião, ele ficou sumido mais de uma semana! Ninguém sabia onde ele estava! Pensaram em comunicar à polícia seu desaparecimento, mas um amigo íntimo dele pediu para esperarem mais um pouco… Não deu outra, chegou à noitinha em casa com mais de mil lambaris! A fritada durou uma semana! Trouxe mandis, corvinas, traíras, piranhas . O ar da cidade de Luz ficou cheirando peixe por duas semanas! Coitado do Adelmo, ficou três dias com dor na coluna por ter carregado tanto peixe nas costas! Os amigos falam para ele dar um tempo, jogar futebol, ir à praia, mas não adianta, ele só quer saber de pescar, pescar e pescar! Quem sabe, logo logo vai começar a nascer escamas no lombo do homem! Gente, quem não o conhece precisa conhecê-lo. Ele é famoso lá em Luz ! Ele tá merecendo ganhar o prêmio de “Anzol de Ouro”! Um grade abraço Adelmo Pica Pau ! Estou pensando em abrir uma peixaria aqui em Lagoa e vou contratar você como meu maior fornecedor!

SAIBA COMO TIRAR A LICENÇA DE PESCA

Muitos pescadores estão em busca de como tirar a Licença de Pesca. O documento pode ser obtido por meio de um link no site do Ministério da Agricultura. O mesmo também serve para renovação. A Licença de Pesca emitida pelo MAPA é válida em todo território nacional. Estão dispensados do pagamento da taxa os aposentados e os maiores de 65 anos se do sexo masculino e de 60 anos se do sexo feminino. Pescar sem Licença não é crime ambiental. No entanto, quem for flagrado está sujeito à multa e à apreensão dos equipamentos. De acordo com o MAPA, para fazer ou renovar a Licença você deve:

1º Utilizando o navegador Google Crome, acesse o endereço: www.agricultura.gov.br

2º Clique no link: “Aquicultura e pesca”, no lado esquerdo da tela. No final da página clique no botão Registro do Pescador Amador. Faça o cadastro com suas informações pessoais conforme solicitado e clique em enviar formulário;

3º Após concluir o cadastro o sistema gerará um número de protocolo, um link para impressão da Licença provisória válida por trinta dias e outro link para impressão do boleto (GRU) no valor de R$ 60 na modalidade embarcada e R$ 20 na modalidade desembarcada;

4º Efetue o pagamento da GRU gerada na modalidade selecionada. Então aguarde até trinta dias para poder imprimir a Licença Definitiva (que possui validade de 1(um) ano após o pagamento da GRU) no mesmo endereço do cadastro inicial.”

5º O usuário deve andar com a GRU grampeada com o comprovante de pagamento, a carteira de identidade e a licença provisória impressa.

29 DE JUNHO – DIA DO PESCADOR  = SÃO PEDRO  O APÓSTOLO PESCADOR

Já adiantando um pouco a data, queria terminar o nosso papo de hoje parabenizando, todos os pescadores e pescadoras de Lagoa da Prata e do mundo todo. O Dia do Pescador é comemorado no dia 29 de junhoPescador é aquele sujeito que conhece a natureza, entende o rio, sabe olhar para a lua e ver a maré que vem, quando o dia é bom, traz alimento para a família e ainda garante o sustento da casa com o que consegue vender de peixes. Dia 29 de junho é o Dia de São Pedro, o apóstolo pescador e que também é padroeiro dos pescadores, por isto, a data foi escolhida para comemorar o dia do pescador. Aqui em Lagoa da Prata, no ano de 2008, a Coluna Papo de Pescadô solicitou, junto a Câmara Municipal, para que fosse criado também na cidade o dia do pescador. A lei foi sancionada pelo então prefeito da época, Antônio Divino Miranda.

ONDE HÁ AMOR, HÁ PESCARIA

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

O dia dos namorados está chegando, e os indícios podem ser observados no sol brilhante e nos passarinhos cantando. Em outras palavras, a data faz parte do imaginário coletivo, já que, aos moldes do dia das mães, evoca nossos melhores sentimentos. Nessa época os casais se esmeram para planejar jantares românticos, programas alternativos e para escolher o presente ideal. Comemorado no dia 12 de junho, o dia dos namorados no Brasil, antecede o dia de Santo Antônio, o Santo casamenteiro. Não posso deixar de agradecer a minha eterna namorada, que está lendo nossa Coluna de hoje. Ela que sempre está ao meu lado, ajudando, dando força, coragem e me amando de verdade. Onde há amor, há pescaria. Grande beijo no coração Adriane….minha eterna namorada.

FOTOS DO LEITOR

Já que falamos do dia dos pescadores, 29 de junho, hoje queria homenagear essa turma que sempre está conosco nos torneios de pesca que realizamos. Torneios sempre beneficentes. Torneios de pesca esportiva. Torneios que reúnem famílias, amigos, pescadores e amantes da natureza. Que Deus, por interseção de São Pedro, o Apóstolo Pescador, possa abençoar a todos os amigos leitores e pescadores.

Foi um privilégio estar com vocês mais uma vez aqui em nosso Papo. Espero nos encontrarmos em breve. Que Deus abençoe a cada um. Saúde e paz. Até a próxima, se Deus quiser.

Coluna 766

- Anúncio -