Vamos sair dessa juntos… vamos sair dessa bem melhores !!!! Se Deus quiser.

Bom dia. Boa tarde e Boa noite

Olá amigos leitores da Coluna Papo de Pescadô. Espero que estejam todos bem. Estamos aqui, novamente, com a Graça de Deus, escrevendo e enviando mais uma Coluna Papo de Pescadô. A de número 765. Espero conseguir um dia chegar à milésima coluna.  E em tempos de pandemia, isolamento social, chegamos para te alegrar neste final de semana. Nós vamos sair dessa juntos… e vamos sair bem melhores.  Desejo a você uma boa leitura… Divirta-se com nosso causo, com nossas dicas de pesca e nossa receita. Fique em casa e prepare esta receita abaixo. Vai dar tudo certo !!!!! Vamos que vamos, com Deus no comando.

CAUSO DE PESCADOR

PALAVRAS CRUZADAS.

Vamos a mais um causo de pescador para alegrar um pouco o seu dia e seu final de semana. Nas muitas pescarias que já fizemos no querido Pantanal, na região de Barra do Bugres, um fato nos marcou muito. Até hoje, quando nas viagens que fazemos para lá, lembramos e rimos muito do acontecido. Nesse dia voltávamos para Lagoa da Prata, depois de uma ótima pescaria, pois havia no congelador muitos Jaús,  pacus, cacharas e piraputangas, e resolvemos vir embora sem lacrar as caixas de peixes. A comitiva só tinha gente boa… Muitos aposentados e comerciantes da cidade: eu, o Giovane, Geraldinho da Embaré, o finado meu pai, Geraldo da Cemig, o Soldadinho, Clovis , Aluísio, Tio Assis, Grilo, Geraldo Abílio, Tõezinho da Luzia, Tute, e uma só autoridade, o Coronel Reni , que foi quem nos bancou para não lacrar as caixas. Numa vistoria de rotina em Cuiabá, a polícia nos parou: Rodoviária e Florestal juntas na vistoria, daí… conversa para lá, conversa para cá, solicitaram os documentos. Então, vieram as perguntas: o que estão levando, está na medida… Tudo ok com a florestal, mas o policial rodoviário ficou procurando algo para nos autuar. Foi quando lhe falei: “- Tudo bem, seu guarda, podemos ir?”. E ele me respondeu: “- Tudo bem nada! Estou irritado! Há uma semana não consigo terminar minhas palavras cruzadas, emperrei numa resposta e não consigo resolvê-la”. Então lhe falei: “- Posso ajudá-lo! Também gosto de palavras cruzadas”. Vi que faltava apenas uma resposta para a pergunta. ‘Mentiroso com 8 letras.’ Pensei um pouco e falei: “- Seu guarda, tenta aí colocar pescador (8 letras)”. E ele, todo contente, falou: “- Vão com Deus. Boa viagem e quando passar por aqui pare para tomar uma água e um cafezinho”.

*RECEITA*

Hoje vamos falar sobre o Pescocinho de Tilápia. Peço desculpas para aqueles que já conhecem, porém vamos atender à solicitação de um leitor que está curioso quanto ao pescocinho….O pescoço de peixe também é conhecido como queixinho, peito, palinha, mas na região de Morada Nova de Minas, o nome que se dá é pescocinho. A minha sugestão é fazer o pescocinho empanado, temperado com alho e sal, passado na farinha de trigo e frito. Tá pronto…..simples simples….Bom apetite.

*DICAS DE VINHO E PEIXE*

Com esse friozinho que chegou, pois está na hora dele, é muito bom tomar um bom vinho. Padre Ivanildo que é leitor dessa modesta Coluna e que também, nas horas de folga, gosta de degustar um bom vinho, me pediu para orientá-lo quanto essa mistura: Qual tipo de vinho para o tipo de peixe.  Degustar um bom vinho e saber combinar ele com a comida, é uma arte que te leva a novos sabores, mas requer alguns cuidados. Para quem vai comer peixe nesse final de semana, separei as dicas, pra você não errar na hora de escolher o vinho certo e ainda arrancar elogios… Sempre ouvimos falar da regra “peixe = vinho branco”, sim ela te salva, mas é preciso considerar a intensidade dos temperos, a forma de preparo e o tipo do peixe. Pra isso ficar mais fácil, pensar assim: quanto mais encorpado o vinho, proporcionalmente deve ser à estrutura do prato (temperos e molhos).

PEIXES BRANCOS

Pratos a base de peixes como, por exemplo: Tilápia que possui sabor delicado, combina melhor com vinhos brancos leves, jovens e que não sejam muito aromáticos para não sobrepor o gosto do prato.

PEIXES DE CARNE ESCURA

Agora vamos ao peixes com maior teor de gordura, e que possuem sabor forte como: Salmão. Os vinhos mais indicados são os brancos que preferencialmente tenham feito passagem em barricas de carvalho, e também vinhos tintos. Ah! Não vamos esquecer do Vinho Rose que fica muito bom se o peixe for grelhado.

Mais uma dica, curta com responsabilidade…

PRESTE ATENÇÃO NESTA DICA QUE VOCÊ PODE FAZER PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Suas ações na hora de conservar a natureza podem ir além do pesque e solte… Nunca solte espécies não nativas nas águas, mesmo quando estiver bem intencionado. Seja de forma acidental ou deliberada, a inserção de espécies não nativas nas águas é uma das grandes mudanças globais provocada pelo ser humano nos últimos tempos. Segundo Lawrence Ikeda, pescador e biólogo, a introdução desses seres vivos em ambientes não nativos pode acarretar em diversos riscos ambientais ou socioeconômicos, como: competição com predadores nativos; perda e deterioração dos recursos naturais aquáticos; alterações populacionais dos invertebrados e peixes de pequeno porte. Além disso, a preservação de uma espécie exótica acelera o declínio da biodiversidade nativa e do capital natural. Esse ato também configura crime ambiental: Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais); Decreto 3179/99 – Art. 31. Introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente; Pena – detenção, de três meses a um ano e multa. Ou seja, mesmo estando bem intencionado, o melhor para todos os recursos naturais é não introduzir espécies não nativas em nenhum curso de água, no caso de dúvidas, procurar a orientação de um especialista.

FOTOS DO LEITOR

Que bom que você chegou até aqui amigo leitor…Chegou no quadro FOTOS DO LEITOR….Um dos melhores da Coluna Papo de Pescadô, onde o leitor pode exibir o seu troféu e mostrar para todo mundo que nem todo pescador é mentiroso. E hoje, meu amigo Renatinho Pintor e o inseparável filho Gabriel. Uma união repleta de respeito, carinho, atenção e, principalmente, admiração.  Os dois estavam realizando uma pescaria ali no pesqueiro Escamas, depois de Samonte. O lugar é bacana demais. Tem muitos peixes e grandes. Obrigado por enviar a bela foto do Tambaqui que pesou 14 Kg e voltou para água. Pesca Esportiva : Sinônimo de respeito a vida. É isso ai amigo. 

OBRIGADO POR NOS ACOMPANHAR .

QUE  DEUS ABENÇOE A TODOS E A CADA UM.

ÓTIMO FINAL DE SEMANA. ATÉ A PRÓXIMA, SE DEUS QUISER !

Se for possível, FIQUE EM CASA ! Cuide-se !      

- Anúncio -