Muitas mulheres têm dificuldade em sentir prazer durante o sexo. Algumas não sentem em nenhuma hipótese e outras até conseguem, mas quando estão sozinhas se masturbando. Esse é o caso que uma leitora do Delas que nos escreveu querendo saber o motivo de só ter prazer durante a masturbação.
Leia também: 20 dicas para ter um orgasmo e sentir mais prazer na relação
“Por que é mais fácil na masturbação ? Justamente porque você já aprendeu as próprias sensações”, responde a fisioterapeuta pélvica e sexóloga Débora Pádua. Nesse processo de explorar o próprio corpo, você entende quais movimentos te fazem sentir mais prazer, qual a velocidade e pressão ideal. Dessa forma, sabe exatamente o que deve ser feito para sentir prazer e gozar.
Outro ponto importante é que a masturbação não exige preocupação com o outro. “Você se importa simplesmente com o que está sentindo. É diferente de uma relação sexual , onde você e o outro tentam proporcionar prazer”, fala. Outro ponto é que na relação a dois tudo fica mais complexo, já que são outros estímulos, sensações e vontades. Se os dois não estão em sintonia, por exemplo, pode ser difícil sentir prazer e “chegar lá”.
“A masturbação é um ato só seu. Você se toca como gosta, pensa, assiste ou lê o que quer. Você simplesmente não precisa se importar com mais nada além das suas sensações”, continua a sexóloga.
Leia também: Como lidar com a vergonha do corpo na hora do sexo? Delas responde
Débora também fala que a exposição que nos sujeitamos durante o sexo pode atrapalhar. Afinal, nem sempre é fácil se despir, falar o que sente e o que gosta na cama.
Nesse sentindo, o psicólogo especialista em sexualidade Oswaldo Rodrigues Junior fala que a presença de outra pessoa pode causar ansiedade, o que interfere diretamente no prazer. “Se a pessoa não consegue lidar com a situação, não consegue baixar a ansiedade, o genital não funcionará como deveria, mesmo que tenha treinado e saiba o caminho do prazer”, pontua.
Como sentir prazer no sexo a dois?
Se você sente prazer na masturbação , já tem um bom ponto de partida. Isso indica que sabe quais são seus pontos mais sensíveis e quais estímulos gosta. Agora, é hora de levar isso para a relação a dois.
Débora comenta sobre a importância de falar ao outro como você gosta ser estimulada. Se sentir vergonha, use a linguagem corporal ao seu favor e indique sutilmente como o toque pode ser aperfeiçoado.
Leia também: Não ter prazer no sexo é normal? Delas responde leitora que nunca se satisfez
Uma questão válida de lembrar é que muitas mulheres esperam sentir prazer no sexo a dois apenas com a penetração, mas nem sempre isso é possível. Quase sempre, a estimulação clitoriana é fundamental, já que o clitóris é o órgão feminino dedicado exclusivamente ao prazer.
“As pessoas acham que o fato de entrar um pênis provoca um orgasmo. Não é bem assim. Cada parceiro é de um jeito. Cada pessoa estimula de um jeito. Se você não está gostando, precisa ensinar para o seu parceiro”, diz a sexóloga.