Organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e pela Apae, evento terá várias atividades com o objetivo de sensibilizar a população para lidar com a diferença

Acontece em Lagoa da Prata, entre os dias 21 e 28 de agosto, a celebração da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que consiste em uma série de atividades de conscientização da população organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped) e pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Esta é a primeira vez que Lagoa da Prata celebra a data, que coincide com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorada há 44 anos pela Federação Nacional das Apaes. O tema deste ano, escolhido pela federação e adotado pelas entidades municipais, é “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”.

Sobre o assunto, a psicopedagoga, vice-presidente da Associação Autismo e Possibilidades (Asap) e presidente do Comped, Eunice Pereira, comentou: “O mais importante é a conscientização de respeitar as diferenças para além da questão de conhecer os direitos das pessoas com deficiência, para que elas possam ter inclusão escolar e social adequada a sua necessidade, principalmente no que tange à questão da acessibilidade.

Ela precisa ter acesso aos diferentes ambientes e neles permanecer com qualidade. Porque não basta ela ser incluída na escola, para ter sucesso na aprendizagem precisa de adequações curriculares, no ambiente e no material escolar. O objetivo maior é romper com o estigma do preconceito e da intolerância ao diferente, pois a tendência atual ainda é excluir, colocar a pessoa à margem dos serviços que são para todos na comunidade. Ainda se ouve na escola pessoas dizendo ‘esse menino é da Apae, está fazendo o que aqui? Na verdade, eles têm o direito de estar em todo e qualquer ambiente, independente da sua condição física, intelectual ou emocional.”

Entre as atividades realizadas, constam a I Caminhada Mobilizar para Incluir, com usuários da Apae e alunos das escolas da cidade, blitz educativa, apresentação de filmes, momento de lazer, com mostra de trabalhos feitos por pessoas com deficiência.

- Anúncio -

No dia 25, será feito no Cemae (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), às 18 horas, uma roda de conversa sobre direitos da pessoa com deficiência, debatendo especialmente a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), sancionada em julho do ano passado trazendo novidades importantes para pessoas com deficiências e seus familiares. O advogado Jaime Ferreira Júnior será o palestrante. Também no dia 25, às 8:30, haverá uma roda de conversa sobre o mesmo tema na Apae e outra, às 15:00, na Helena Aparecida. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

No dia 26, o Comped e a Apae divulgarão em mídias do município o resultado do mapeamento da pessoa com deficiência em Lagoa da Prata, que identifica quantos são e onde estão sendo atendidos as pessoas com deficiência. Haverá ainda atividades artísticas sobre a temática da inclusão em todas as escolas municipais e estaduais. Por fim, no dia 27, a Apae e a Helena Aparecida marcarão presença no I Simpósio de Neuroaprendizagem da Apae de Itaúna.

As reuniões ordinárias do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência acontecem às terceiras sextas feiras do mês, às 8:30, em sua sede, Rua Luiz Guadalupe, 196, Centro.

 

- Anúncio -