Organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e pela Apae, evento terá várias atividades com o objetivo de sensibilizar a população para lidar com a diferença
Acontece em Lagoa da Prata, entre os dias 21 e 28 de agosto, a celebração da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que consiste em uma série de atividades de conscientização da população organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped) e pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Esta é a primeira vez que Lagoa da Prata celebra a data, que coincide com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorada há 44 anos pela Federação Nacional das Apaes. O tema deste ano, escolhido pela federação e adotado pelas entidades municipais, é “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”.
Sobre o assunto, a psicopedagoga, vice-presidente da Associação Autismo e Possibilidades (Asap) e presidente do Comped, Eunice Pereira, comentou: “O mais importante é a conscientização de respeitar as diferenças para além da questão de conhecer os direitos das pessoas com deficiência, para que elas possam ter inclusão escolar e social adequada a sua necessidade, principalmente no que tange à questão da acessibilidade.
Ela precisa ter acesso aos diferentes ambientes e neles permanecer com qualidade. Porque não basta ela ser incluída na escola, para ter sucesso na aprendizagem precisa de adequações curriculares, no ambiente e no material escolar. O objetivo maior é romper com o estigma do preconceito e da intolerância ao diferente, pois a tendência atual ainda é excluir, colocar a pessoa à margem dos serviços que são para todos na comunidade. Ainda se ouve na escola pessoas dizendo ‘esse menino é da Apae, está fazendo o que aqui? Na verdade, eles têm o direito de estar em todo e qualquer ambiente, independente da sua condição física, intelectual ou emocional.”
Entre as atividades realizadas, constam a I Caminhada Mobilizar para Incluir, com usuários da Apae e alunos das escolas da cidade, blitz educativa, apresentação de filmes, momento de lazer, com mostra de trabalhos feitos por pessoas com deficiência.
No dia 25, será feito no Cemae (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), às 18 horas, uma roda de conversa sobre direitos da pessoa com deficiência, debatendo especialmente a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), sancionada em julho do ano passado trazendo novidades importantes para pessoas com deficiências e seus familiares. O advogado Jaime Ferreira Júnior será o palestrante. Também no dia 25, às 8:30, haverá uma roda de conversa sobre o mesmo tema na Apae e outra, às 15:00, na Helena Aparecida. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.
No dia 26, o Comped e a Apae divulgarão em mídias do município o resultado do mapeamento da pessoa com deficiência em Lagoa da Prata, que identifica quantos são e onde estão sendo atendidos as pessoas com deficiência. Haverá ainda atividades artísticas sobre a temática da inclusão em todas as escolas municipais e estaduais. Por fim, no dia 27, a Apae e a Helena Aparecida marcarão presença no I Simpósio de Neuroaprendizagem da Apae de Itaúna.
As reuniões ordinárias do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência acontecem às terceiras sextas feiras do mês, às 8:30, em sua sede, Rua Luiz Guadalupe, 196, Centro.