Ainda existe um tabu que uma dieta vegetariana é difícil de ser feita. Existem ainda mais dúvidas sobre adotar uma dieta assim em paralelo a uma vida fitness é quase impossível. A influenciadora Lari Michelin prova que isso é possível. Ela compartilha em sua conta no Instagram sua alimentação e treinos mostrando que é possível sim unir essas duas coisas.
”Todos os dias recebo algumas perguntas sobre como e por que decidi mudar para esse estilo de vida, como é a alimentação vegetariana, se sinto falta de certos alimentos e até mesmo se o vegetarianismo impacta na minha saúde ou dificulta o ganho de massa muscular”, conta.
A transição para o vegetarianismo
A criadora de conteúdo conta em entrevista ao Delas, que desde os 13 anos começou a ter uma vida saudável, por incentivo da mãe. “Me olhei no espelho e decidi mudar. Sempre fui muito magrinha e não estava satisfeita com meu corpo, queria ganhar massa muscular. No início, foi um pouco difícil, fiz muitas coisas erradas até entender o que precisava. Fui evoluindo com os erros”, diz.
Há quatro anos a influencer tomou a decisão de cortar o consumo de carne e derivados de animais, após assistir alguns documentários sobre o consumo de carne.
“Assisti alguns documentários que mostram a realidade do consumo de carne e foram as motivações para começar a transição. Não é fácil, muita gente tenta desanimar. São muitos mitos em torno do assunto e é necessário ler, estudar e buscar um profissional que vai te orientar sobre a maneira correta de começar’.’
Ao compartilhar a nova rotina com os seus seguidores, a pergunta que a criadora de conteúdo mais recebe é sobre o consumo de proteínas, já que Lari tem uma rotina de treinos com foco em ganhar massa magra.
“É o que mais me questionam até hoje. No início, também pensei que só encontraria proteína na carne, frango, ovos e afins. Porém, os cereais, frutas, legumes, raízes, leguminosas, proteína vegana e outros muito alimentos são ricos em proteínas necessárias para fortalecer o corpo”, explica.
Ela acrescenta que não foi difícil se adaptar à nova dieta, mas no início, ficou receosa em perder massa muscular ou não ganhar mais. “Precisei entender mais que não é só a carne que ajuda a ganhar massa, precisei quebrar essa crença limitante. Fui tirando aos poucos as carnes, substituindo por grãos, leguminosas, por exemplo”.
Segundo ela, não se trata de tirar a proteína da alimentação, mas de substituir a proteína de origem animal (carnes, ovos, leite e seus derivados) por alimentos como lentilha, tofú, feijão, proteína vegana isolada, entre outras opções.
Lari completa dizendo que seus exercícios preferidos são musculação e yoga. Mas, ela aconselha para aqueles que querem começar a vida fitness, encontrar o que se sente melhor. “Não existe regra, existe o que te faz bem e feliz”, encerra.
Caso você tenha vontade de adotar o veganismo mas não se sente segura, o melhor é consultar uma nutricionista. Com o apoio profissional fica muito mais fácil suprir todas as suas necessidades diárias.