Na tarde de segunda-feira, 6 de janeiro de 2025, um trabalhador de 30 anos morreu após inalar gás metano enquanto realizava manutenção em uma fossa de uma estação de tratamento de dejetos de uma granja de porcos, em Santo Antônio do Monte, próximo à divisa com Pedra do Indaiá.
Três trabalhadores foram expostos ao gás metano, que causou tontura e desorientação. Um dos trabalhadores, de 30 anos, morreu no local devido à inalação do gás e afogamento nos dejetos da estação. Outro, de 37 anos, foi encontrado consciente, porém desorientado. O terceiro, de 47 anos, estava inconsciente. As duas vítimas conscientes foram encaminhadas à Santa Casa de Formiga para atendimento médico.
Atendimento de emergência
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h34, e as vítimas foram retiradas da estação com equipamentos de respiração autônoma. O SAMU Oeste também prestou apoio no atendimento e resgate das vítimas. A vítima fatal foi retirada posteriormente e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Perigos do gás metano
O metano, presente em ambientes com decomposição de material orgânico, como nas fossas de granjas de porcos, é altamente inflamável e pode causar desmaios ou até morte por inalação, mesmo em pequenas concentrações.