Foto: Caio Silva é o profissional responsável por dar forma às barbas no Studio Rômulo Hair Style. Cliente: Tainan Pereira.

Com o crescimento das barbearias e dos salões de beleza masculinos, muitos cortes de barba e tendências de penteados vem surgindo. Mas qual o modelo de barba ideal para cada formato de rosto e qual o corte de cabelo adequado a cada tipo de pessoa?

Visagismo é a arte de criar uma imagem personalizada e harmônica a cada tipo de pessoa, de acordo com o seu tipo de cabelo, formato de rosto, altura e tipo de barba.

Segundo os especialistas na área, o visagismo bem aplicado tem a capacidade de revelar as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e estéticas. A intenção é criar uma imagem que expresse de forma mais assertiva, a personalidade de cada pessoa. Com este método, o profissional consegue analisar o perfil do seu cliente e aplicar o melhor corte de cabelo e barba.

Como é feito o Visagismo?

As técnicas vão muito além da simples harmonização do formato do rosto, com o corte de cabelo e barba. Primeiro, o rosto deve ser analisado em todas as suas linhas, formas e proporções.  Com essa leitura, o barbeiro ou profissional que estará realizando o serviço, consegue avaliar o temperamento do seu cliente e definir o que ele deseja expressar. Seja força, dinamismo ou suavidade.

Visagismo aplicado na barba e cabelo

Existem diferentes tipos de rosto (redondo, quadrado, retangular e triangular), e para cada um deles, um modelo de barba que melhor se aplica. O profissional deve identificar o formato do rosto e o melhor corte de cabelo e barba para cada um.

Para obter o melhor resultado na aplicação do visagismo e escolha da barba ideal, vamos entender na prática, o que cada formato de barba tende a expressar na personalidade da pessoa.

Barbas retas, com linhas verticais, expressam força, enquanto as horizontais proporcionam estabilidade. Linhas inclinadas expressam dinamismo e as curvas, suavidade. Esse conjunto define o estilo, e isso se aplica a barba, cabelo, bigode e costeletas. Todo esse processo de percepção é emocional, não racional, o que explica porque a imagem afeta comportamento, autoestima e autoconfiança.

A partir destas técnicas e truques, é possível criar a melhor opção de barba e penteado que irá ressaltar as principais qualidades e características de cada formato de rosto.

Ferramenta essencial para quem trabalha diretamente com a beleza, o visagismo cria uma imagem para expressar a personalidade e deve ser aplicado no atendimento ao publico masculino e no dia a dia das barbearias.

- Anúncio -